VER NĀO É OLHAR
Quantas vezes olhamos para algo e não conseguimos interpretar? Estamos vendo, mas não estamos conseguindo olhar!
Olhar é diferente de ver.
Ver é inerente, faz parte da nossa visão, vemos apenas porque vemos.
Pode até ser complexo este conceito, mas o olhar vai muito mais além que o simples ato de ver.
No ver não há conexão, não há lentidão, pois a ansiedade de ver é maior e faz com que não haja apreciação das coisas ou questões, mas somente imediatismo.
Pessoas ansiosas tendem a isso em muitas situações se recusam a parar e a olhar, querem tudo para ontem e tendem a querer ver o futuro, não conseguindo se fixar no presente. Pessoas que nāo conseguem se concentrar no momento presente sofrem com ansiedade.
É um processo inconsciente que pode ser trabalhado quando há a percepção de que não se está olhando, mas apenas vendo a vida passar na nossa frente.
Não é o olhar para uma imagem que é complexo, mas sim o olhar para sua vida, para seu interior, para tudo o que há ao seu redor, que pode estar refletindo em suas ações diárias e levando até a prejuízos pessoais e afetivos.
Pessoas com dificuldade de olhar podem ser lesadas e presas fáceis de manipuladores, já que apenas veem as situações e nem sempre as analisam com sabedoria, não interpretam a sua complexidade.
Desenvolver o olhar é fundamental, porque ele é ação, é perceber, é conviver, é observar as nuances do outro e de si mesmo.
Olhar traz transformação, compreensão, analogia com o que há ao redor, diferenciando do ver superficial da visão.
Aprender a pensar é descobrir esse olhar mais profundo sobre as coisas da vida. Esse olhar desnuda as mentiras, revela as verdades, derruba as cortinas da falsidade e da insensatez a que muitas vezes estamos imersos e somos submetidos.
Portanto, se você tem dificuldade em olhar, procure trabalhar isso aos poucos, por meio de coisas simples, caminhando até as mais complexas.
Você vai perceber que o olhar depois do ver traz surpresas e definições que jamais poderíamos imaginar que existissem.
Pode ter certeza de que você encontrará respostas para as quais estava procurando há muito tempo, mas que o ato de apenas ver sem olhar nāo lhe permitiu que fosse mais além.