terça-feira, 13 de maio de 2025

PELO DIA DAS MÃES

MÃE: MAIOR DESAFIO, PRINCIPAL MISSÃO 💞


A frase do post soa estranha, a ideia é comumente atribuída a Dalai Lama numa frase em que ele diz
"A boa mãe é aquela que se torna desnecessária" 
Repito, para muitos soa estranha. Afinal propõe que chega uma hora que teremos que reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar nossos filhos embaixo da asa, protegidos de todos os erros, tristezas e perigos. 
Nessa hora então, teremos que controlar a super-mãe que a maioria de nós temos por dentro. Uma batalha hercúlea.
No entanto, é bom que a gente confie em nosso trabalho, se trabalhamos nesse intuito, temos que nos tornar desnecessárias. 
Veja, mesmo que para alguns pareça desamor, a ideia é a seguinte:
Ser “desnecessária” é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque  dependência nos filhos, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho. 
Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não pára de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes.
Pai e mãe - criam filhos para serem livres. Esse é o MAIOR DESAFIO e a PRINCIPAL MISSÃO.
Ao aprendermos a ser “desnecessários”, nos transformamos em porto seguro, um lugar de apoio, entende?
Enfim..."DÊ A QUEM VOCÊ AMA...
-ASAS PARA VOAR...
-RAIZES PARA VOLTAR...
-MOTIVOS PARA FICAR!" 
Dalai Lama 
#FELIZ_DIA_DAS_MÃES💝

domingo, 4 de maio de 2025

TSUNAMI COMO METÁFORA 🌊🌊

TSUNAMI EXISTENCIAL 


A palavra tsunami só entrou no meu repertório a partir daquela tragédia acontecida na Tailândia. Nunca tinha visto, só conhecia ressaca kkkkkk
Foi trágico, águas revoltas, eliminando gente num ataque surpresa. Você imagina que está no paraíso (à beira-mar, quem não está?) e de repente é arrastado para as profundezas com tal violência que, se conseguir escapar, não voltará o mesmo. Quem sobrevive, coleciona cicatrizes e traumas. Ou seja, tsunami passou a ser a metáfora ideal para todos aqueles momentos em que somos atingidos por uma força exterior capaz de deixar nosso mundo fora de lugar.
Amores terminam, pessoas adoecem, morrem, perde-se o emprego, e tudo isso modifica destinos. Todas as vezes em que você disse para si mesmo “não sei se vou segurar a onda”, era porque um tsunami estava passando por cima da vida satisfatória que você tinha antes. mas há que se levar em conta que são razoavelmente previsíveis. É muito improvável que, durante toda uma vida, você não padecerá de alguma adversidade. Doerá, ninguém deseja, mas há que se reconhecer, na maioria dos casos, algum valor terapêutico nisso.
Eu, que sempre fui fascinada por água, que adoro estar no mar e que costumo comparar que a vida é "como uma onda no mar", vejo no termo tsunami uma expressão perfeita para descrever os impactos emocionais bruscos a que estamos sujeitos na vida.
O video acima se refere a isso, a entrevistada @Renata Lo Prete usa o filme "Tsunami" para ilustrar de como o que vivemos em nosso cotidiano pode ser comparado a essa brutal agressão pela qual podemos ser atingidos de um segundo para o outro em algum momento da vida. Como acontece nas cenas iniciais do filme, quando um inocente banho de piscina no hotel se transforma num terror absoluto onde as pessoas são atingidas de repente pelo Tsunami.
A questão que a entrevistada aponta ali em seu discurso é que posição adotamos diante dos Tsunamis da vida?  Isso faz toda a diferença pra determinar se sobreviveremos aos impactos e o grau de estrago em nossas vidas, que vão variar de acordo nossa capacidade de se orientar depois de alguma mega onda que venha a nos atingir. 
Mergulhar em alto mar é a melhor opção 🤔😂

domingo, 13 de abril de 2025

PELA SEMANA SANTA ✨️✨️✨️

SE VOCÊ É RELIGIOSO OU NÃO! >>> PELA SEMANA SANTA ✨️✨️✨️ que começa hoje (Domingo de Ramos) e termina domingo que vem (Domingo de Páscoa).
O que eu quero dizer é que sejamos religiosos ou não, creiamos em Deus ou não, vivamos o catolicismo ou não...
Ainda assim, podemos tomar o significado da Páscoa para nos inspirar na vida porque a Páscoa aponta para o cumprimento de uma missão, celebrando a história de Jesus de Nazaré que é uma das mais belas historias da humanidade no que diz respeito à sua natureza. Jesus jamais perseguiu ninguém, sua mensagem não era concêntrica, ou seja, para quem ele achasse merecedor.
As "Boas Novas" era pra quem assim entendesse, que o ouvinte pensasse por si mesmo, ele queria romper as fortalezas edificadas por doutrinações, tanto que ELE jamais repudiou quem não acreditava em suas palavras e nunca forçou a barra para que ninguém o seguisse. E também até onde eu sei o Messias jamais disse que alguém morreu em razão da ira de Deus.
Enfim, como disse meu amigo Jesus, O REINO
ESTÁ DENTRO DE CADA SER HUMANO, por deliberação própria, é tudo sobre nós mesmos, sobre nosso poder de transformar nossa realidade interna de modo que possamos cumprir nossa missão em paz vencendo a morte todo dia... a morte em vida!
É sobre a vida que vence a morte!
O príncipe da paz, meu amigo Jesus Cristo já nos passou o serviço... #seguindo🙏🏽♾️✨️ #inspira✨️🧘🏽‍♀️🍀




quarta-feira, 2 de abril de 2025

A VIDA MELHORA DA METADE PARA O FINAL?

Se eu pudesse dividir a existência em duas partes, a pergunta seria: 

A VIDA MELHORA DA METADE PARA O FINAL?

No caso, eu por exemplo, já me despedi do ensaio geral kkkkkkk e tenho que admitir que considero encantadora essa primeira parte: a ingenuidade existencial, os primeiros amores, a juventude, os sonhos projetados para frente, a morte a uma distância teoricamente segura. Confesso que não tenho munição suficiente para superar tanta vitalidade...

Mas, de qualquer forma, decretar o que é melhor, se é a primeira ou a segunda metade da vida é uma preocupação inútil, melhor nem perder tempo com isso. Ainda assim, se eu pudesse dizer alguma coisa pra você (pessoa da primeira metade), eu diria que a única coisa que você deve ter em mente é o seguinte: O QUE FIZER NA PRIMEIRA METADE TERÁ CONSEQUÊNCIAS NA SEGUNDA, PARA O BEM E PARA O MAL.

Se tivermos a sagacidade de ir aprendendo com os anos vividos, se assim for, a tendência é a cabeça melhorar, as expectativas diminuirem e a teatralidade também porque já deu! Kkkkkkk

E isso vamos adquirindo na primeira metade da vida ou padeceremos mais na última, onde seguiremos  aprendendo ou não, se a resistência persiste... 🙂🙃

Que nessa escola o tempo seja nosso aliado e a vida uma eterna decantação.

#planeta_escola♾️








sábado, 8 de março de 2025

PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A TODAS AS AMADAS 


Se escrevo pelo Dia Internacional da Mulher, procuro desconversar desse discurso de vitimização que a data invoca,
Veja, não que estejamos com a vida ganha, mas creio que as mulheres já mostraram a que vieram e as dificuldades pelas quais passamos não são privilégios nosso: injustiça e violência são para todos... assim caminha a humanidade!
Por aqui acho melhor aproveitar a data, para fazer um brinde à nossa importância não para sociedade e nem para a família, mas cá entre nós mesmas!
Valorizando o que temos de melhor: as nossas paixões, nossa força e o bom humor permanente, mesmo diante das tristezas profundas inevitáveis da vida.
Não que eu sirva de exemplo para nada, sou a miss imperfeição, mas o melhor de mim tá entregue em tudo que eu faço, assim tem sido e desejo que assim permaneça. 
Que todo o tempo que nos for dado se destine a nosso favor, e não contra!
Máximo respeito e um salve para toda mulherada à nossa volta. Amigas, filhas, noras, avós, netas, irmãs, cunhadas, tias, primas...
💐🍀👭👭👭👭👭👭👭👭😍💝

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

SOFRER EM PAZ? 🤔

É claro que nós adoraríamos que nossas experiências de felicidade e prazer continuassem indefinidamente, mas sabemos que elas não vão. Por exemplo, nós adoraríamos que nossas coisas recém compradas se preservassem exatamente do mesmo jeito que no dia que nós compramos, mas estas coisas vão envelhecer, se desatualizar, estragar e desengonçar. Adoraríamos que nossas relações amorosas continuassem tão afetuosas como no dia em que nos apaixonamos, mas inevitavelmente estas relações, por melhores que sejam, irão atravessar altos e baixos e, eventualmente, nós e as pessoas que amamos iremos todos morrer.
Mas por que precisamos sofrer? A vida não seria melhor sem dor? Mesmo que saibamos a resposta, parecemos nunca estarmos convencidos de que o sofrimento é inerente à condição humana.
Ao reelaborar o conceito do pecado original de Adão e Eva, o cristianismo ainda nos atribuiu uma dívida espiritual que nasceria com o homem e não só explicaria a gênese do sofrimento como ainda determinaria a necessidade de um salvador para a humanidade. Nem Jesus Cristo escapou a esse sentimento demasiado hu­­mano.
Para além do propósito religioso, Jesus é muito possivelmente, o maior exemplo do que se deve fazer com o sofrimento: dar um significado a ele para dar um significado à própria existência
Assim, como não há existência possível sem sofrimento precisaremos encará-lo e transcendê-lo, extrair o melhor dele, transformá-lo. É assim que brota a mais humana de nossas capacidades, usar nossa consciência pra aprender a lidar com as decorrências da vida.
Pensando mais objetivamente o sofrimento é uma reação que nos coloca sempre em oposição à realidade. Logo, você sempre sofre quando resiste ao que foi, ao que está sendo ou até mesmo ao que será. Toda vez que a pessoa resiste, sofre.
Entao o segredo talvez seja se render completamente ao passado e, principalmente, à realidade presente. Sem resistir ao que a vida tem nos exigido, seja lá o que atravesse nossa existência, porque qualquer movimento positivo que a gente queira fazer se inicia a partir disso
Talvez assim seja possível viver sentindo tudo sem sofrer nada, talvez seja isso "SOFRER EM PAZ"