É ou não é piada de salão ...tudo pela metade do dobro!
Para quem não conhece, a Black Friday é uma sexta feira que simboliza o início das compras natalinas. Tradicionalmente, pipocam descontos em todos os lados. A data é bem valorizada nos Estados Unidos, com descontos muito expressivos. E me parece que a moda começou a pegar por aqui. O marketing é fortíssimo!
Esse negócio no Brasil funciona da seguinte forma: As lojas dobram o preço original e dão 50% de desconto! Simples assim! É a “Black Fraude” como poderíamos chamar essa cilada. Pra não dizer que eu não falei de flores, há quem diga que, se você fuçar bastante, as oportunidades aparecem dentro desse mar de enganações.
A minha questão é: Porque fazer uma Black Friday fajuta dessas? Por que estamos sempre loucos para absorver a cultura americana?
E vem rápido a resposta, deve ser pelo mesmo motivo que comemoramos o natal com árvore enfeitada e comemos ovos de páscoa, comemoramos carnaval (carnaval nem é brasileiro).
Fazendo uma analogia em relação a esse nosso comportamento a sensação que eu tenho é que, então, vamos estar pra sempre perdidos no fuso horário, na cultura, no idioma, e precisando com urgência encontrar a nós mesmos. Sem nacionalismo bobo do tipo ‘'Viva a Cultura Nacional, esqueça a cultura estrangeira’....Nós podemos sim, copiar o que vem de fora, mas o problema é que nem reproduzir se consegue, é tudo alá tupiniquim. Não consigo achar um culpado para isso. Podemos culpar a globalização, a mentalidade das pessoas que só querem saber de futilidades, a mídia que só exalta o que vem de fora e critica tudo que é feito aqui no Brasil, ... não sei....mas uma coisa é certa... fica claro que Black friday Brasil é fake e que só serve pra jogar na nossa cara que mesmo com desconto você não tem dinheiro pra nada! QUE LÁSTIMA!
*LEIA TAMBÉM
ROSANE
*LEIA TAMBÉM
Nenhum comentário:
Postar um comentário