O ESPORTE TAMBÉM É TERAPIA?
Muita gente gosta de dizer que a corrida ou o esporte que praticam é sua terapia, mas sabemos que o esporte não é um substituto da terapia, o exercício físico por si só não dá conta de um transtorno mental adquirido.
Em outras palavras, é fato que qualquer atividade que a gente escolha têm o potencial de contribuir positivamente para o nosso bem estar de uma forma geral e por isso dizemos que é terapêutico, mas não tem o mesmo efeito psicoterapêutico das sessões de psicologia ou psicanálise propriamente ditas. O exercício pode melhorar sintomas, mas não aborda a causa raiz dos problemas mais profundamente, como é o caso de uma terapia psicológica. Esporte e terapia serem coisas diferentes, mas vale um paralelo com a vida.
Não se trata da gente ser perfeito em cada tentativa, sempre alcançar as metas, na verdade a meta fundamental e mais difícil é a de se comprometer em ser consistente. Os esportes que praticamos nunca inicia e nem termina, é uma constante.Tudo que está envolvido nesses momentos é parte de uma rotina diária que adotamos, convencidos que é o melhor a se fazer. Nesse caminho vamos estar com pessoas com as mesmas dificuldades que nós, ou seja, não estamos sós nesta luta kkkkk e também encontraremos tantas pessoas que nos inspiram e vamos inspirar tantas outras….
Portanto, o esporte pode năo se enquadrar propriamente como uma terapia mas é uma PROPOSTA TERAPÊUTICA NA SAÚDE MENTAL de qualquer um! Assim como numa psicoterapia é um momento só seu de investimento em você! Vamos?! 🎯👊🏽