sexta-feira, 16 de agosto de 2024

VOCÊ OBSERVA SEUS PENSAMENTOS?

PENSAMENTOS SĂO APENAS PENSAMENTOS...
Você acha que é a voz por trás de seus pensamentos?
Estamos condicionados a acreditar que sim, somos a voz por trás de nossos pensamentos né?
À primeira vista, isso parece fazer sentido, afinal existe algo mais pessoal do que nossos pensamentos? É óbvio que eles ocorrem apenas em nossas mentes, e somos os únicos que os experimentará. Então, o que poderia nos representar mais do que o diálogo interno que aparentemente narra e interpreta cada momento de nossa experiência de vida?
Para responder a essa pergunta, devemos primeiro perguntar: de onde vêm os pensamentos
Existem duas perspectivas principais sobre a origem dos pensamentos: a teoria do pensamento autocriado e a teoria do pensamento criado pela mente. A maioria de nós pode entender que o pensamento é autocriado, que somos a voz por trás de nossos pensamentos... pensamentos ocorrem em minha mente, portanto, eu os criei e eles são extensões de minha identidade. Mas se fosse assim teriamos de assumir a responsabilidade por pensamentos que não somos nós que estamos criando na verdade. Porque não estamos criando?
Porque não podemos escolher os pensamentos antes de pensar, o que exigiria que pensássemos antes de pensá-los kkkkkkk
Logo podemos cocluir que sim os pensamentos são “criados pela mente” - em vez de ser o criador dos seus pensamentos, você é uma testemunha deles conforme eles văo ocorrendo, são subprodutos do cérebro, não do eu. Assim como a principal função do sistema respiratório é ajudar você a respirar, a principal função da mente é produzir pensamento. A mente desenvolve pensamentos como o campo cultiva grama, são como um rio que corre sem controle.
Os pensamentos são apenas o que a mente faz, não são pessoais, são apenas eventos mentais não necessariamente verdades absolutas, não temos que acreditar em tudo que nossos pensamentos estão dizendo. Apesar dessa ideia ser muito clara na minha cabeça, pode ficar confuso aqui o que eu quero dizer.
Observar os pensamentos é como assistir a um filme ou assistir nuvens passarem pelo céu — elas estão lá, mas não precisam definir nosso dia. A gente pode observar sem se envolver emocionalmente, ficando neutro, só de fora olhando. Muito dos nossos julgamentos errados e comportamentos injustificáveis vem de aceitar e reproduzir tudo o que chega.
Veja, observar os pensamentos não é sobre eliminá-los ou ignora-los, mas sobre ter um relacionamento mais saudável com eles, criando uma certa distância. Isso nos poupa decisões ruins, comportamentos egoístas e posições pessoais equivocadas.
Nessa perspectiva do observador, vamos combinar que você não é aquele que fala seus pensamentos, você é aquele que os ouve e discerne sobre.
E pra finalizar vem a pergunta que nao quer calar: se você não é a fonte de seus pensamentos, se existe pra muito além deles, o que é você? Seria essa consciência que observa o pensamento? Isso é assunto pra davanear na filosofia mais de metro 🤔😂


Nenhum comentário:

Postar um comentário