quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

MATURIDADE É ISSO...

MATURIDADE É ISSO ... CONSCIÊNCIA, COMPREENSÃO, ACEITAÇÃO E AMOR ...



" A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade e querer com mais doçura"

Lya Luft.



Esse pensamento exposto acima merece uma reflexão por sua beleza e profundidade.
Ser maduro não é ser velho, ou coisa assim. Maturidade é permanecer na escuta. Escuta de quê? Escuta da Fonte, da fonte da qual nascemos. Nascemos dessa Fonte, na Fonte e retornamos à Fonte, mas ao longo da nossa vida muitas vezes nos afastamos ilusoriamente dessa Fonte, e temos a impressão de que estamos perdidos, em uma terra estranha, abandonados. Maturidade é se dar conta de que a Fonte permanece em nós e nós nela, independente da situação, da época, do momento, daquilo que acontece. A Fonte é o Ser, é o que É.
Permanecer na Fonte, é maturidade. É ser vivo a cada momento e isso nos desilude. Desilusão é ir perdendo a ilusão, e é isso que a Fonte cria em nós, as ilusões vão sendo desmascaradas, e o que sobra é o que já estava ali, só que encoberto. Passamos a ver a realidade com olhos mais puros, menos projetivos, e mais simples.
Isso nos faz aceitar a vida e o que acontece, não porque alguém disse um dia que assim que é certo, mas por compreender que a realidade é sempre soberana a qualquer sonho, qualquer ilusão. Isso nos coloca na dimensão da aceitação consciente, amorosa, desprendida. A consequência disso, é claro, menos sofrimento.
Sofremos porque não compreendemos quem somos, não compreendemos a vida, e nos misturamos com nossos sonhos, desejos, pensamentos, memórias... Sofremos por ficarmos atrelados as falas da mente, e damos tanto crédito a ela que mais parecemos escravos dela. Mas não somos. Nunca fomos na verdade. No instante em que compreendemos que a Consciência, o Ser é a Fonte, e permanecemos nessa pura presença, todas as ilusões se desfazem e com elas, todo o sofrimento também.
A dor pode até acontecer, é inevitável, mas o sofrimento é algo que só acontece na mente, e na mente alimentada, na mente valorizada. Sem essa valorização da mente sofredora, nenhum sofrimento persiste.
Entender com mais tranquilidade, é o entendimento do coração, o entendimento que é mais uma compreensão. 
Maturidade é isso... Consciência, Compreensão, Aceitação e Amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário