ZONA DE CONFORTO > O SEU PILOTO AUTOMÁTICO
Antes de mais nada, tem uma coisa muito importante que você precisa saber sobre si mesmo ou, mais especificamente, sobre o seu cérebro. Ele foi feito para te manter em uma zona de conforto, para facilitar a sua vida de tal forma que até atividades complexas possam se tornar automáticas para você.
Sabemos que o cérebro é um computador incrível, disso já sabemos. Só tem um probleminha. Ele precisa de um bom comandante para operar em total capacidade e esse comandante é VOCÊ. Nunca, jamais, em hipótese alguma se esqueça disso. O seu cérebro é muito poderoso e pode ser usado a seu favor ou não.
Tudo é controlado por ele e os nossos pensamentos e emoções também, isso não é falácia, isso é ciência. Isso quer dizer que grande parte do que acontece na sua vida, as suas atitudes e escolhas são geradas na sua mente, ou seja, na zona de conforto (o seu piloto automático).
O simples fato de compreender isso já é suficiente para uma grande mudança. Sabe aquele sentimento que você não quer mais ter, mas sempre que algo “x” acontece você tem? Sabe aquela reação horrível ou irritante que você sempre tem diante uma situação específica e depois se arrepende? É tudo culpa do seu piloto automático! Sim, finalmente alguém de verdade para culparmos.
Mas espera aí, quem ativou o piloto automático fui EU, então eu mesmo posso desativá-lo, Essa é a boa notícia! Encarar essa realidade é fundamental para o início de uma grande mudança [para melhor] na sua vida, porém este é apenas o primeiro passo.
Há muitos anos tomei a decisão de tomar as rédeas da minha vida, de ser a comandante da minha nave mãe mente e, consequentemente, dos meus pensamentos e emoções. Isso é sair da zona de conforto. É parar de ter as mesmas reações, os mesmos pensamentos, as mesmas emoções e as mesmas atitudes em relação à vida e às pessoas à sua volta que não estão te levando a lugar algum ou, pior que isso, estão te levando ao fundo do poço.
Sair da zona de conforto não significa apenas mudar de emprego, entrar na ginástica, abrir um negócio ou assumir novos desafios. É muito mais que isso. É uma conquista diária. Primeiro você tem que se observar, em cada pensamento, a cada emoção para primeiro entender como o seu piloto automático funciona. Você tem que conhecer as armas do seu inimigo, do contrário não terá chances. É mais divertido e recompensador do que parece, pois os resultados surgem de imediato.
Esse é um tema muito complexo e cheio de nuances, mas tem a grande vantagem de ser extremamente prático. Não posso dizer que é facinho sair da zona de conforto, mas se você tiver consciência disso já demonstra que está no caminho certo, demonstra estar mais presente no seu dia a dia. Isso faz toda a diferença!
Nenhum comentário:
Postar um comentário