AUTOCONHECIMENTO, SENTIDO DA VIDA E FELICIDADE
Fiquei sabendo do documentário “Eu Maior”, que reflete questões como autoconhecimento, sentido da vida e felicidade.
Vale muito a pena assistir são artistas, filósofos, cientistas, líderes políticos, espirituais e comunitários refletindo sobre a vida. Só senti que faltou colocar a vida “comum”, do dia a dia, para falar (veja o filme ao final do texto).
Achei que faltou colocar mais “gente como a gente”, o povão, financeiramente falando.
Não é que eu não acho importante ouvir o que os especialistas têm a dizer, muito pelo contrário. Só achei que faltou dar uma equilibrada mesmo.
Obviamente, contudo, gostei bastante dos depoimentos do “Eu Maior” e aproveitei para destacar as frases de um escritor e de um psiquiatra que falavam exclusivamente sobre o sentido da vida:
*Rubem Alves – Escritor
“Uma vez um aluno me pediu uma entrevista, chegou na minha casa e me fez essa pergunta: ‘como é que o senhor se preparou, como é que o senhor planejou a sua vida para chegar aonde chegou?’ Eu percebi logo que ele me admirava, que queria o mapa do caminho e eu disse a ele, ‘eu cheguei aonde cheguei porque tudo o que planejei deu errado. Então eu sou escritor por acidente. Já fui outras coisas, já fui professor de filosofia, já fui teólogo, já fui pastor. Agora eu sou um velho.”
*Flávio Gikovate, psiquiatra
“Eu vi uma frase de um autor francês entrevistado por algum veículo da imprensa que dizia assim, a vida não tem sentido nenhum, mas não é proibido dar-lhe algum. Então esse acho que é um pensamento ao mesmo tempo libertário e ao mesmo tempo que dá seriedade à ideia da vida. Quer dizer, a vida é um projeto individual, e nisso talvez eu seja mais anarquista do que vinculado a qualquer outra doutrina, enfim, é um projeto individual em que você tenta construir uma história para você. Uma história que na minha cabeça é norteada por valores da ordem moral, eu sou muito zeloso desse aspecto da condição humana. E ter também alguma ideia de crescimento pessoal. Então quer dizer, o sentido da vida é a gente sair 80 anos depois da chegada um pouquinho melhor do que entrou.”
‘Eu Maior’, é um pouquinho de reflexão sobre a vida. Veja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário