LITERALMENTE, PENSAR CANSA!
A neurociência já comprovou que pensar realmente dá trabalho! A íris muda de tamanho, a batida cardíaca e pressão sanguínea aumenta e o corpo consome mais energia. É um incômodo fisiológico real. O corpo quer evitar, para preservar energia. Literalmente, pensar cansa!
Mas é no pensar que você ativa a razão, que você consegue verdadeiramente avaliar as coisas. Você só pode analisar, computar e comparar diferentes propostas seriamente com esse sistema ativado.
E para viver melhor, para melhorar e para crescer, precisamos pensar. Precisamos exercer o que é chamado de pensamento crítico, ou seja, questionar o que estamos fazendo, questionar o que foi passado para nós, o que a mídia nos leva a fazer, o que o sistema nos ensinou como sendo “normal”. Para isso precisa mudar a marcha, sair do automático e pensar.
Pense se lhe parece normal a ideia que a vida é só material. Pense se é possível que consciência seja só fruto da matéria. Pense como explicar a vida e toda a existência sem Deus. Pense se trabalhar por dinheiro apenas faz sentido. Há riscos e problemas de viver com base apenas na emoção, sem razão.
Então temos que parar e pensar. Podemos passar anos a fio vivendo mal no automático. Vamos deixar a preguiça de lado e ligar o sistema que ativa nossa razão para as grandes escolhas da vida: dieta, hábitos, carreira, relacionamentos e nossa visão da vida e da espiritualidade. E no dia a dia, lembrar que temos esta resistência natural a pensar e superar a resistência para ver se estamos agindo bem, fazendo nosso melhor. No trabalho, faça o mesmo e veja se não poderia trabalhar melhor, de forma mais eficiente e mais inteligente, fazer melhor o que está fazendo. Na vida pessoal, analise se está cuidando bem do corpo, comendo bem, exercitando e dormindo bem. E na vida em geral, pare para pensar no seu verdadeiro propósito, sua vocação e, acima de tudo, sua visão espiritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário