APRENDA COM OS ERROS, A DERROTA, OS DERROTADOS PORQUE ELES É QUE TE FARÃO ACERTAR
Eis uma verdade para você, caro leitor: Você vai morrer. Vai perder algo ou alguém que ama. Vai falhar. Vai cair. Talvez você supere. Talvez enlouqueça. Talvez seja tudo em vão. Alguém precisa te lembrar das possibilidades negativas.
Geralmente as pessoas dão conselhos baseados na superação. Desejam o bem ao próximo superficialmente com frases como "vocês são vencedores, vão conseguir". Repetem mantras da positividade, mas poucos realmente se importam com os problemas alheios e em ajudar a solucioná-los.
Adoram ver aquelas histórias lindas e emociantes de superação de alguém que tinha tudo para falhar e conseguiu realizar seus objetivos. Realmente é motivador saber que alguém conseguiu almejar o que desejava, não obstante e quando o caminho é inverso? E quando a pessoa falha? Quem se importa com quem perde? É só tentar de novo ou é melhor desistir? Não há lugar para perdedores. Como motivar? O que dizer?
Estamos em uma sociedade onde vencer é fundamental, quem vence é quem inspira, é quem dita as regras. São exemplos que temos a seguir de ser e fazer o melhor. Mas não aprendemos a perder, a cair, a sermos rejeitados e não realizar nossos sonhos. Não aprendemos a encarar os dias ruins. Não nos dizem que iremos morrer e que tudo pode dar errado. E se der? Como estaremos preparados? Por que as histórias de quem fracassou não são interessantes para aprender como as de quem conseguiu?
Pensar no pior também pode te fazer melhor, entender que a vida não é só feita de bons momentos e de diversão. É necessário se adaptar, planejar, ousar e reconhecer que não se pode ter tudo nem todos.
Desde pequenos devemos aprender que vamos perder na vida. Perderemos nosso tempo fazendo o que não queremos, com pessoas que não merecem, e o pior, perderemos as pessoas que amamos. Perderemos amigos, parceiros(as) e parentes. Vamos cair e nem todos vão se levantar. Tem gente que chega até o fundo do poço e nunca sai de lá. Ao longo da vida vamos falhar, cometer muitos erros tentando nos encontrar e encontrar alguém que possa nos ajudar em nossa jornada tentando achar um espaço na sociedade para se inserir porque o medo de falhar e estar só é grande e consome. Partilhamos vitórias mas escondemos derrotas. Temos vergonha de admitir que não fomos capazes. É somente quando falhamos que percebemos nossa pequenez no mundo. É através da percepção da nossa fragilidade que podemos nos conhecer de verdade. A vida é uma sucessão de fatos e ciclos. É experiêcia, tentativa e erro. O sucesso nada mais é que a insistência após vários fracassos.
O quanto de dor podemos suportar até que a cicatriz de um grande corte profundo de perda e de vergonha se cure? Não há resposta, não há conselho de autoajuda como em muitos livros que lucram com soluções programadas para pessoas que precisam de alguma resposta que as satisfaça para essa pergunta. Nao teremos todas as respostas. Apenas vivendo podemos saber, a experiência e conhecimento de cada um é o que determina como vencer e como encarar a perda. Não há fórmulas porque cada história de vida é única.
Sempre que não conseguir, lembre-se, eu vou repetir pra ninguém esquecer: Você vai morrer. Vai perder algo ou alguém que ama. Vai falhar. Vai cair. Talvez você supere. Talvez enloqueça. Talvez seja tudo em vão. Alguém precisa te lembrar das possibilidades negativas.
Viver é saber o que fazer dos erros, é aprender todos os dias algo. Não há erros sem acertos, valorize os erros, valorize a derrota, os derrotados, aprenda com eles, por que são eles que te farão acertar.
Viver é saber o que fazer dos erros, é aprender todos os dias algo. Não há erros sem acertos, valorize os erros, valorize a derrota, os derrotados, aprenda com eles, por que são eles que te farão acertar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário