...A DIFERENÇA É QUE TEMOS IDEIAS BEM DIFERENTES DE COMO TORNAR O BRASIL UM LUGAR MELHOR
Uma pessoa que defenda propostas políticas que me parecem odiosas está, ainda assim, autoevidentemente falando a partir de um lugar de tornar o Brasil um lugar melhor.
A diferença é que temos ideias bem diferentes de como tornar o Brasil um lugar melhor.
EU acho que as ideias dela para tornar o Brasil um lugar melhor, na verdade, tornarão o Brasil um lugar pior.
Mas, do ponto de vista dela, idem: as MINHAS ideias para tornar o Brasil um lugar melhor, para ela, tornarão o Brasil um lugar pior.
Dá pra ter muita conversa e muito diálogo dentro disso.
Naturalmente, o diálogo predispõe intenção de ambas as partes.
Se a outra pessoa não quer diálogo (e ela tem direito de não querer dialogar comigo), e dado que não posso matá-la, expulsá-la, prendê-la por ter opiniões diferentes das minhas, só me resta aceitar essas opiniões.
Mas, se presumo que, por ela ter opiniões para mim odiosas e inaceitáveis, que ela QUER tornar o Brasil um lugar pior, então, quem está se colocando em um beco sem saída, fora da possibilidade de diálogo, sou EU.
As pessoas não sabem o que querem e o que sentem. Quando sabem, não conseguem articular verbalmente. Quando conseguiriam, não ousam, porque têm vergonha, porque querem agradar, porque pegaria mal, porque magoaria alguém.
Ainda assim, desse jeito tosco e tropeçante, caminhamos pela vida, buscando felicidade e segurança, sempre carentes por qualquer tipo de conexão humana significativa.
Presumir essa boa-fé inerente à condição humana é o que nos permite criar uma ponte com a outra pessoa.
Sabe o que eu acho que falta? Maturidade e até um pouco de civilidade, para muitas pessoas o belo é ter todo mundo concordando com tudo sentado junto, para mim o que é mesmo bonito é todo mundo com opiniões diferentes sentados educados trocando ideia de forma adulta e madura e honesta.
A premissa do diálogo é que a outra pessoa também quer dialogar com você. Quem precisa de credibilidade é jornalista, político, etc. duas pessoas dialogando de igual para igual só precisam de disposição para o diálogo uma com a outra.
Um debate só pode se dar presumindo que a outra pessoa quer tanto o bem do Brasil quanto eu e ouvindo com atenção o que ela tem a dizer, seja lá o que for!
Nenhum comentário:
Postar um comentário