AME-SE PRIMEIRO PARA PODER AMAR VERDADEIRAMENTE OS DEMAIS
Jesus já dizia:
Quando ficamos por aí propagando que devemos amar mais o próximo, primeiro devemos nos perguntar se amamos a nós próprios, se já conseguimos cumprir essa parte do "como amas a ti mesmo".
Nessa frase Jesus já pressupunha que você pelo menos ama a si próprio, então, partindo daí, disse para que amássemos o próximo dessa mesma forma, da forma que amamos a nós mesmos. Sabe por quê?
Nessa frase Jesus já pressupunha que você pelo menos ama a si próprio, então, partindo daí, disse para que amássemos o próximo dessa mesma forma, da forma que amamos a nós mesmos. Sabe por quê?
Se você não se ama nunca poderá amar mais alguém, seu amor será sempre revestido de medo. É psicologicamente impossível.
Qualquer que seja a maneira na qual você está com você, assim você está com os outros. Esta é uma ideia básica, é natural que seja assim. Veja: Se você se odeia, odiará os outros. Nunca alguém disse, “Ame-se!” A mesma ideia parece absurda: amar-me? A mesma ideia não tem sentido: amar-me? Sempre pensamos que para amar precisamos de alguém mais. Mas se não aprende com você mesmo não poderá praticá-lo com outros.
Pare de procurar preencher as expectativas dos outros, e pare de esperar que os outros preencham as suas. Lembre-se: se você sofrer, você estará sofrendo por sua causa; se os outros sofrem, eles sofrem por causa deles. Ninguém sofre por causa dos outros – lembre-se disso profundamente. Somente então você será capaz de ser realmente sincero para com você mesma.
O preenchimento é interno. Ou seja, você é quem deve se preencher completamente para, então, quiçá satisfazer um outro. Essa completude lhe fará ser amado exatamente na medida que deseja e precisa.
A pessoa que ama a si mesma respeita o seu corpo, respeita sua mente e respeita suas limitações. Remove de si tudo o que não serve, tudo o que trava, e tudo o que leva pra trás. O que não acrescenta, é deletado! Não se deleta as pessoas, não é as pessoas que devemos remover de nossas vidas, se deleta aquele sentimento infértil que você mesmo alimentou em seu íntimo, é isso que nos trava. Ama sem esperar nada em troca, ama simplesmente porque esse amor faz bem. E eu te digo, por experiência já vivida: O dia em que você adquirir amor por si próprio e se amar da forma como merece, nenhuma pessoa que convive contigo conseguirá te amar menos do que isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário