terça-feira, 12 de julho de 2016

AUTOPSIA MENTAL

A VIDA É FEITA DE ERROS E ACERTOS

 "A VIDA É UM GRANDE JOGO DE TETRIS, ONDE SEUS ACERTOS DESAPARECEM E SEUS ERROS SÃO ACUMULADOS E VISTOS POR TODO MUNDO"
Resultado de imagem para jogo de tetris
Como sensivelmente cantou Renato Russo " ...Mas não sou mais tão criança a ponto de saber tudo"
É, o tempo vai passando, a gente vai percebendo nossa vulnerabilidade, as certezas vão sumindo, sendo substituídas por um monte de "e se".
Se eu pudesse enviar uma carta à Rosane de dezesseis anos de idade, nela estaria dizendo o seguinte:
Hey, menina, pegue leve. Dê atenção ao quê falam os mais experientes. Seja mais humilde e menos prepotente. A razão não nasceu para ser sua e quanto mais rápido você se desapegar desta ideia vã, mais encurtará o caminho para o seu amadurecimento. 
Sei que todos os "problemas" que enfrentei foram necessários e ajudaram de uma maneira ou de outra a construir quem sou hoje, tá eu sei que sofri talvez mais que o necessário e algumas cabeçadas foram inúteis ao cubo, porém olhando com calma agora vejo que todas elas moldaram minhas melhores características de hoje.
Impressionante olhar para trás e perceber o quão era difícil aceitar que poderíamos ser poupada de nossos supostos sofrimentos juvenis.
No final, a gente entende que fazer as coisas sempre levando em consideração àquela "rebeldia insana" a prova de tudo e de todos talvez não seja a melhor opção, mas o que nos movia naquela época era uma gana quase inconsciente de querer errar pelas próprias pernas.
É bom aqui do alto de meus 4.7 verificar que minha jornada ainda será repleta de más escolhas, mas serão as melhores más escolhas que vou fazer e todas elas muito bem pensadas, assim como aquelas que talvez tenha feito aqui e ali, espero que daqui alguns anos possa novamente escrever outra carta e nela reverenciar que apesar dos percalços estarei mais completa ainda, pois pra mim a vida é isto, repleta de escolhas, certas ou erradas, mas que a tornarão você cada vez melhor. Não vamos tentar atropelar o paradoxo temporal e cortar caminho desde a juventude dos 16, 32, 38, 45 e pular etapas essenciais para sermos peças de uma humanidade melhor.
Eu tenho um "buraco" na memória, então não me lembro de ter errado tanto assim, hoje, tenho a impressão que a maioria das minhas decisões foram acertadas, tenho praticamente nenhum arrependimento. É assim que me sinto.  
A nossa vida se transforma quando aceitamos que não somos tão sabidos quanto sempre imaginamos. 
Para quem acha que é tarde pra resgatar alguma falta, eu lhe digo, nunca é tarde.
Se sente falta de algo na sua vida, traga-a para a sua vida. Se você se arrepende por não ter feito algo, faça. A função dos arrependimentos é nos motivar a não cometer os mesmos erros. Não se deixe ser esmagado por eles. Viva!



Nenhum comentário:

Postar um comentário