DO CÉU AO INFERNO # FALTA DE EQUILÍBRIO EMOCIONAL
VIVER É SIMPLESMENTE A ARTE DE CONVIVER
Mário Quintana
Mario Quintana diz que viver é simplesmente a arte de conviver. Mas como é difícil!
Dividir a vida com alguém já é difícil por natureza. Dividir a vida com alguém desequilibrado emocionalmente vira um negócio maluco. É simplesmente enlouquecedor.
Todo relacionamento é fadado ao fracasso. Só não fracassa quando as partes envolvidas estão comprometidas. É preciso ter um único propósito e muita disposição para fazer dar certo.
Porém, dificilmente um casal será feliz se uma das partes não tiver equilíbrio emocional. Tem gente que parece uma bomba relógio, está sempre pronto a explodir. E nem estou falando de irritação. Falo de uma pré-disposição para sair do que poderia ser considerado um estado normal.
Tem gente que basta ouvir uma palavra fora de hora, ou ser contrariado para ficar de bico. Gente assim é difícil de conviver. E pior, é parceiro-problema.
Nem sempre as pessoas se dão conta da importância de ser equilibrado emocionalmente. Porém, se em condições “normais” já não é simples fazer dar certo, lidar com quem tem um pacote de limitações emocionais torna tudo muito mais difícil.
Pessoas que têm dificuldades emocionais não conseguem ouvir com o “coração aberto”. Se for uma crítica então, pronto: temos o início do apocalipse. Pessoas assim também fecham a cara fácil… Para você, para o chefe, para o colega de trabalho… Emburram fácil, fazem pirraça…
Essa falta de equilíbrio emocional afeta a dinâmica do relacionamento. Porque se você se envolve num acidente de trânsito, por exemplo, o outro não vai te acolher; pelo contrário, vai criticar, colocar pra baixo.
O dia a dia do casal é instável, o desequilibrado emocional vai do céu ao inferno, se tudo está indo bem, pode deixar de estar num instante. E se você não está bem, o outro pode contribuir para tornar tudo ainda pior.
Ter um parceiro com equilíbrio emocional é contar com uma pessoa que sabe lidar com as dificuldades, é também ter apoio em meio às crises e, principalmente, é ter alguém que não potencializa os problemas. Gente desequilibrada cria ambientes de tensão e pânico. As vezes o desequilíbrio de um, provoca uma reação negativa no outro, já que o relacionamento humano se dá pela interação… aí vai tudo por água abaixo... No entanto, no relacionamento, quando o outro é maduro, ajuda a apagar os “incêndios” da vida, pelo menos faz inúmeras tentativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário