domingo, 20 de novembro de 2016

ZUMBI TEM UMA ORIGEM BACANA

ZUMBI: A HISTÓRIA VAI MUITO ALÉM DO QUE NOS CONTAM 



20 de novembro. Data em que, no ano de 1695, morreu Zumbi dos Palmares. O dia da Consciência Negra sempre relembra a luta histórica pela liberdade e sobrevivência: antes contra chicotes, agora contra as muitas consequências causadas. Mortes, pobreza, preconceito pela cor, cabelo, religião e cultura. Tudo isso marca uma história de resistência que dura mais de 100 anos, se contarmos apenas o período pós Lei Áurea.
Mas tudo isto você já conhece, ou deveria conhecer. A bibliografia sobre os assuntos acima citados é vasta e boa parte está na internet. Porém, existe uma lado disso tudo que é bem silenciado e merece ter a atenção devida.
Eu estou falando da disseminação do conhecimento da história do povo negro pra além da senzala.
Digo isso porque a maioria das pessoas só conhece a trajetória histórica baseadas nas épocas de desgraça, seja nos períodos escravagistas, seja no período de colonização europeia. Somos ensinados, dia após dia, que a história do negro é isso: sofrimento, sofrimento, mais sofrimento e só. Isso faz com que muitos parem de enfrentar as dificuldades, sejam tomados por um sentimento de inferioridade. 
O povo negro não é descendente de escravos, são descendentes de um povo livre, multicultural, filhos de reis e rainhas que foram escravizados. Exemplo disso é a própria avó de Zumbi dos Palmares, se vocês não sabem ela era a princesa Aqualtune do Congo, que foi trazida ao Brasil como escrava reprodutora.
A historia Africana, por exemplo, é marcada por diversos Impérios, cada um mais rico que o outro, seja em bens materiais, cultura, organização ou religiosidade. 
A UNESCO iniciou, em 1964, a tarefa de resgatar parte da história Africana, e o resultado são alguns volumes cheios de conteúdo e imagens belíssimas disponíveis que você pode verificar aqui .
Muito pouco ou nada, se sabe sobre a história africana. A história antes da escravidão, que não é ensinada nas escolas. Textos como esse servem de gatilho para que tal história seja buscada, para que através de seu conhecimento, o povo negro passe a se enxergar como dono de seu destino, e não como alguém que luta para se livrar do passado.
O dia da consciência negra é importante, não apenas pelas lutas por liberdade e igualdade, mas também pra despertar a nossa consciência. 
Consciência de que são belos, ricos em cultura e pluralidade de pensamento, inteligentes, capazes, vencedores. Só não somos ensinados a pensar assim.
Até que a luta seja satisfeita por completo, o 20 de novembro continuará sendo relembrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário