NOSSA MENTE NOSSO OCEANO
Se você analisar bem como sua mente se expressa, seus vários pontos de vista e sentimentos, sua imaginação, você vai ver que todas as suas emoções, a forma como você vive sua vida, a maneira que você se relaciona com os outros, tudo vêm de sua própria mente. Por isso entender como ela funciona é tão importante. Uma mente sem entendimento é negativa. A mente negativa te derruba, porque todas as suas reações estão pouco visíveis. Uma mente com entendimento funciona claramente. Uma mente desimpedida é uma mente positiva.
Qualquer problema emocional que esteja enfrentando surge devido à maneira como funciona a sua mente; o seu problema principal está na maneira como você identifica a si mesmo. Você normalmente se vê como um ser humano que precisa de mais qualidades, porque o que você realmente quer é que sua vida seja da mais alta qualidade possível; que seja perfeita? Você não quer ser um ser humano de poucas qualidade, não é? Para corrigir o seu ponto de vista e se tornar uma pessoa melhor tudo que você precisa fazer é entender a sua verdadeira natureza, a forma como você é. Isso é tudo. É tão simples.
Vamos lá, todos nós temos uma mente; todos nós percebemos as coisas através de nossos sentidos; somos todos iguais em querer desfrutar do mundo; e igualmente todos nós nos apegamos ao mundo, não sabendo a realidade de nosso mundo interior, nem do mundo externo. Não há nenhuma diferença, se você tem cabelo longo ou curto, se você é preto, branco ou vermelho, não importa que roupa você veste. Nós somos todos iguais, nesse sentido. Por quê? Porque a mente humana é como um oceano.
Observações superficiais do mundo podem nos levar a acreditar que os problemas das pessoas são diferentes, mas se você analisar mais profundamente, você vai ver que, essencialmente, são os mesmos. O que faz com que os problemas das pessoas aparentem ser únicos são as interpretações através de suas experiências.
Este tipo de analise da realidade não é, necessariamente, um exercício espiritual. Você não tem que acreditar ou negar que você tem uma mente – você tem que somente observar como ela funciona e como você reage as coisas, e não ficar obcecado com o mundo ao seu redor.
A maioria das decisões que a sua mente vem fazendo desde o momento em que você nasceu – “Isto é correto; isso é errado; esta não é a realidade”, é uma mente incerta, nós nunca temos certeza de nada. Uma pequena mudança no ambiente externo e ela surta; até as pequenas coisas enlouquecem. Se você pudesse ver o quadro inteiro, você veria que a coisa não é pra tanto. Mas nós não vemos a totalidade do quadro; a totalidade é grande demais para nós.
Se você tem uma ideia equivocada de que a sua vida será perfeita, você vai sempre se chocar com a sua natureza de altos e baixos. Se você espera que sua vida seja cheia de altos e baixos, sua mente estará muito mais tranquila. O que no mundo externo é perfeito? Nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário