SOFRIMENTO É A PRÓPRIA DESCONEXÃO
A gente acha que felicidade é se conectar com algo ou alguém específico, então passamos muito tempo procurando por algo e alguém. Mas felicidade é ser capaz de se conectar, não importa com o quê, não importa com quem.
Adoecemos sempre que perdemos a conexão: com nosso corpo, com nossa respiração, com nossa mente, com o que estamos fazendo, com a natureza, com os outros, com a sociedade, com o sofrimento diário, com a realidade e também com os aspectos sutis como da alegria... O sofrimento não vem de outro lugar, ele é a própria desconexão.
Temos que manter uma comunicação constante com a realidade, além de qualquer conclusão ou sensação de fracasso e sucesso. A nossa prática espiritual está ligada à capacidade de cultivar com cada experiência.
Se deixarmos que o outro defina qual será a nossa conexão, vamos oscilar de acordo com eles, às vezes nos desconectando, perdendo o interesse, fechando o peito. Mas se mantivermos uma conexão autônoma, o outro vai perdendo o poder de causar sofrimento. É pra experimentarmos, mas parece que o único modo de manter uma conexão forte e estável com todo mundo é pelo amor e pela alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário