VOCÊ PODE IR DIRETO A FONTE
A questão, é que existe uma crença que se baseia numa ideia que para avançar espiritualmente, precisamos de frequentar um local. É um resquício do conceito cristão (e muçulmano e judaico), que o foco da prática religiosa é frequentar a igreja toda semana. Um bom cristão (e muçulmano e judeu) é aquele que ao menos uma vez por semana “bate ponto” no seu local sagrado, prestando seus respeitos, fazendo suas doações e oferendas, e ouvindo o sermão.
Tudo bem, eu entendo que muitas pessoas precisam ou se sentem reconfortadas nessas práticas, mas
para mim isso condiz com uma prática religiosa, e não necessariamente como uma prática espiritual. Dogmas e religiões por si só não representa a prática espiritual.
Na prática espiritual, o que importa é como vive sua vida. Existe um verdadeiro foco a ser atingido. Seus pensamentos, a qualidade de suas ações A CADA INSTANTE é que realmente determinam se está sendo espiritual ou não.
o que se tem a ganhar frequentando um espaço é conhecimento. Mas agora estamos na Era da Comunicação. O conhecimento voa e chega instantaneamente em suas mãos através de vídeos, sites, mensagens...
Esqueça essa ideia de “uma vez por semana”. Isso não existe. Sua prática espiritual é todo dia, o dia todo. Você pode viver uma “vida espiritualizada” ou uma “vida com espiritualidade”. Uma vida espiritualizada é usar cada momento da vida como oportunidade para avançar, para manter seu foco em Deus. Uma vida com espiritualidade é uma vida onde, de tempos em tempo, quando o avião perde altitude, ou outra coisa ruim acontece, você se lembra do espiritual.
O que queremos é uma vida espiritualizada. Isso sim é marcante. Isso sim transforma a qualidade de sua vida. Isso sim traz resultados reais.
Aquele velho conceito de “ter uma religião” e cumprir uns rituais, visitar a Igreja ou templo uma vez por semana, dar seu dízimo… isso não basta. Sabemos que isso não funciona muito. É melhor do que nada, mas ainda é muito pouco. Os males da vida material vencem. A frustração, medo e ansiedade dominam.
Quando se tem uma vida espiritualizada, o conceito de uma visita semanal a um templo se torna ultrapassado. “Seu corpo é seu templo. Sua casa é seu templo. Sua vida é sua prática espiritual.” É isso que você precisa. É isso que o mundo precisa para melhorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário