segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

FOTOGRAFANDO O QUÊ?

A PIRAÇÃO SELFIE ######## OPINIÃO 



Imagine que você esteja andando na rua quando, de repente, a pessoa da frente para, pega o celular do bolso, faz uma pose e tira um selfie, o ato de se fotografar é, sem dúvidas, esquisito. E como a pandemia dos autorretratos tá bombando e nada é tão ruim que não possa piorar agora os adeptos contam com a ajuda de um bastão de cem centímetros para auxiliá-los nas fotos, o tal pau de selfie.
Mas afinal, qual é o objetivo da selfie? Exibir-se ou registrar, de fato, um momento?
Imagino que os detentores de paus de selfie são pessoas que se tornaram objetos de seus próprios fascínios. A ideia de esticar um cabo metálico de um metro, sozinho ou em grupo, para tirar uma foto da própria fuça estudando com afinco o melhor ângulo fez do ato de fotografar um verdadeiro mico doido. A pandemia de selfies, se analisada como ato comportamental repetitivo, pode ser considerada tão grave quanto à expansão do Ebola.
Por trás das manobras que permitem que o fotógrafo seja fotografado, noto uma sede de divulgar em imagem a felicidade. Quanto mais likes na autoimagem, mais bem quisto eu sou. 
Não importa o que eu sou, importa o que a foto mostra que eu seja e quantos likes eu ganho nela.
Penso eu cá com meus botões que o modismo vem ancorado na vontade de ter a vida acessada deliberadamente nas redes sociais. Se fizer um passeio turístico por aí vai ver gente que não consegue fotografar sequer um ponto turístico, toda atenção está voltada para o clique em si próprio. É possível que essa loucura cegue as pessoas para o que está a sua volta? 
Como seria se espelhos circundassem seu corpo e para onde você olhasse encontrasse apenas a si mesmo? Uma overdose de você. Penso que documentar a experiência não pode, jamais, ser mais importante do que vivê-la.
E pra confirmar a tese de que nada é tão ruim que não possa piorar ...... uma empresa americana aproveitou o sucesso do pau de selfie e criou o ‘Belfie Stick’, uma versão do utensílio para reproduzir imagens em ângulo perfeito da própria bunda.....
Sendo assim...... 
......Sinceramente, eu preferia ter nascido mais ou menos nos idos de 1940.


ROSANE

2 comentários:

  1. só uma modinha como outras depois passa e quem lembra tem vergonha, lembra da moda emo, e da boquinha da garrafa , o coisas sem futuro, belo blog , vou acompanhar suas postagens se precisar de alguma ajuda com seu blog pode contar comigo linuxbugone.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodolfo, obrigado pela participação e elogios......Valeu!

      Excluir