quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

INTOLERÂNCIA SEM FRONTEIRAS

MANTENHA-SE AFASTADO



Se há um negócio que me intriga é essa tal da TPM. Seria uma doença? Mania? Problema psicológico? Não sei. Todo mundo diz que existe. Eu vou fazer o quê?  Até quero acreditar! Mas você não acha estranho que tudo seja ligado à maldita TPM? Que qualquer coisa que aconteça no dia vai te deixar super irritada e seja tudo culpa dessa maldita sigla? Sem esse papo de hormônios, ovulação, dor no quadril, calor. A partir de hoje, faço um pacto com você, não acreditaremos mais nessa tal de Tensão Pré-Menstrual. Vamos arrumar desculpas melhores pra esculachar marido, filhos, familiares, colegas de trabalho e afins — ou inventar novas siglas.
Quem sabe  de repente a CRA30, a Crise das Rugas Após os 30, que a gente insiste desesperadamente em retardar de todo jeito, ou CPF, Crise Pós Faxina, já tô elegendo essa  a minha sigla!
Essa tal de TPM complica nossa vida, você não acha? Porque há mulheres que supervalorizam esse período no mês. São como as fases da lua, pode-se dizer que a  mulher tá “de lua”, quando acaba a minguante, sai debaixo lá vem a TPM chegando de novo! Pô amigas, desencanem! Se ainda é o teu companheiro, o homem que tu escolheu para viver a vida toda do lado, ainda dá para aturar. Agora, qualquer pessoa ter que aturar TPM dos outros, é dose. Aí não dá. Se isso fosse comprovado cientificamente as empresas teriam que liberar a pessoa que tá com TPM para ficar em casa. Folga remunerada, ainda por cima. 
Tenho consciência que muita mulher que está lendo esse meu texto vai querer me matar por falar assim, mas o que eu penso sobre essa tal de TPM é que criamos um mito em cima de uma condição que é biológica, e o incômodo virou muleta para toda a sorte de impropérios e inconsistências que a condição feminina empurra para todo o resto da humanidade. É claro que é conveniente poder ter essa “desculpa” ou compreensão do universo pra quando você ficar muito p da vida e que é um alívio poder descarregar tudo em quem estiver pela frente, sem controle nenhum, e simplesmente depois dizer que foi tudo culpa da TPM e que você não tem nada a ver com isso... Pera aí,  pode até ser que por fatores hormonais seu humor varie, mas você não precisa ser o centro das atenções por causa disso e nem as pessoas ao seu redor precisam pagar o pato ou serem afetadas por essa sua situação. 
A questão da TPM não é se ela existe ou não existe, se é frescura ou desculpa para soltar os bichos à vontade pelo menos alguns dias de cada mês. O cerne da questão é por que a mulherada tem que descontar nas outras pessoas os incômodos que estão sentindo. É isso que me intriga... Existe uma teoria conspiratória, que afirma que foram os homens que inventaram a TPM só para chamar as mulheres de loucas.
Fica o desafio: vamos achar a tal TPM e vamos enganá-la com o mesmo vigor, com a mesma dedicação, com a mesma força com que ela vem nos enganando?  


ROSANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário