ELEIÇÃO # TÔ FORA!
Vários de meus amigos votam. Pessoas de quem gosto muito e respeito bastante votam. Mas eu já desisti.
A decisão de não votar choca várias pessoas, mas sejamos sinceros: elas se sentem incomodadas provavelmente porque minha postura, na prática, menospreza e de certa forma "despreza" as escolhas delas de votarem. Quando digo com todas as letras que não perco meu tempo com política, sinto que as pessoas ficam meio indignadas e expõe seus argumentos de cidadão eleitor.
Eu até entendo por que essas pessoas votam. E realmente não as julgo e nem as desprezo por isso. Eu mesmo já votei várias vezes em minha vida. Eu apenas gostaria que elas parassem de se estressar por causa de política; apenas gostaria que, em vez de se irritarem e brigarem por causa de discussões político-partidárias e de resultados eleitorais, elas ficassem em paz mesmo diante da podridão política que domina esse país.
A política é um tipo de tormento em câmera lenta. E eu sinceramente não quero ver as pessoas se irritando com isso.
Sim, estou perfeitamente ciente de que essa minha opinião parece insensata para a maioria das pessoas, mas isso só ocorre porque minha opinião se difere totalmente da opinião delas. Por outro lado, se essa minha opinião for a correta, então isso significa que essas pessoas estão perdendo tempo e energia com algo inútil — e praticamente ninguém gosta nem mesmo de imaginar essa hipótese desagradável; hipóteses como essa são automaticamente negadas por nossa mente.
Portanto, se você gosta de debater e de sofrer com política, fique à vontade. Não irei de maneira alguma tentar acabar com esse seu prazer. Estou apenas dizendo que gostaria muito que pessoas boas e produtivas não despendessem boa parte de seu tempo e de sua energia com essa atividade mentalmente exaustiva e improdutiva — não creio que tal atitude lhes traga qualquer benefício.
Agora, já que muitas pessoas irão contestar, vou explicar por que penso assim.
"Se não votarmos, os maus irão vencer! E aí as coisas vão piorar ainda mais!"
Esse é o argumento que eu mais escuto. E a ele sempre respondo: "As coisas já estão ruins, estão só piorando, e nenhuma das várias eleições anteriores trouxe mudanças para melhor."
Como réplica a isso, sempre escuto as tradicionais "sim, mas...".
O pior problema da política é que ela estimula a obediência e a submissão das massas. Enquanto os políticos do partido azul fingem culpar os políticos do partido vermelho, e os políticos vermelhos fingem rivalidade com os políticos azuis, as massas se comportam bovinamente como líderes de torcida, prendendo a respiração a cada embate público entre esses dois times, e sempre se mantendo submissas a ambos.
Afinal, se seu time vencer as próximas eleições, aí sim as coisas poderão finalmente melhorar!
Ou seja, não apenas a política exaure a energia de nossas vidas, como ela também torna as pessoas bem mais propensas à submissão e a seguir ordens de maneira automática. "Não gosto do partido A que está no poder; queria muito que o partido B estivesse no controle, aí sim eu estaria satisfeito". Isso sim é realmente perigoso.
Não importa em quem você vote, o governo sempre vencerá.
Quando as pessoas pensam no governo, elas normalmente imaginam um grupo de 600 pessoas na capital federal tomando algumas decisões racionais. A verdade, no entanto, é que o governo é composto por milhões de empregados, sendo a esmagadora maioria impossível de ser demitida. Para piorar tudo, oceanos de dinheiro passam pelas mãos dessas pessoas diariamente. Esse arranjo é totalmente propício ao abuso de poder, e sempre será. Trata-se de um problema estrutural, o qual não pode ser resolvido apenas "votando nas pessoas certas".
Ou seja, a estrutura do governo é, por natureza, corrupta e abusiva, e continuará assim até que a própria estrutura seja mudada. Meras eleições, mesmo que "as pessoas certas sejam eleitas", não irão alterar essa estrutura.
A política está sempre se esforçando para nos fazer crer que as coisas irão melhorar... tão logo derrotemos o partido inimigo, é claro. Só que, independentemente de nossas esperanças, sempre vamos acabar lidando com algo chamado "má governança". Em outras palavras, nada irá mudar, ainda que as faces que aparecem na televisão sejam trocadas de quatro em quatro anos.
Considero que se há uma área da vida em que os humanos fracassaram e em nada evoluíram, essa área é a política. Aff!
Nenhum comentário:
Postar um comentário