PARA QUE O MAL TRIUNFE BASTA QUE OS BONS FIQUEM DE BRAÇOS CRUZADOS.
O mal vem se banalizando tanto que os absurdos, cada vez mais estarrecedores, não nos surpreendem mais, desde os crimes bárbaros até os atos de corrupção generalizada, nada mais faz a gente reagir. E esse é o problema, não podemos perder jamais a capacidade de nos afetar, pois é preciso que essas barbáries sociais provoque reflexões e, consequentemente, mudanças. De tanto ver todos os dias nos noticiários acabamos por banalizar, ficamos impressionados, assistimos a tudo mas nada fazemos a respeito.
Conforme a sensação de anestesia diante das barbaridades toma conta dos indivíduos, conforme o sistema mostra que estes indivíduos são impotentes diante das injustiças que lhes acometem e conforma cada um de nós passa a não mais se levantar contra aquilo que julgamos errado, cresce a tendência de que esse "mal" se banalize e que cada vez mais "mal" tenha espaço para dominar. O que pode ser resumido por um ditado bem conhecido: "Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados."
Adoramos dizer que somos evoluídos, que estamos no séc. XXI, que somos racionais. Mas, se por acaso, por algum motivo, houver condições para que minorias, sejam perseguidas ou jogadas na fogueira, não faltarão homens e mulheres de família pra perseguir essas minorias, porque se a maioria fizer, eles seguiram a maioria.
Não importa em que séc. estejamos, acredito que isso faz parte do homem, assim como o instinto de matar. Sou um pouco pessimista nesse aspecto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário