quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

NÃO PASSE A VIDA EM STAND BY

NÃO DESVIE O OLHAR DO HORIZONTE



A vida é agora. A vida não vai começar quando você entrar ou sair da faculdade, quando você casar, quando comprar uma casa , quando comprar um carro, quando fizer a viagem dos sonhos, quando reformar o apartamento, quando quitar as dívidas.
Ok.Ok.Ok. Viver com dívidas ou de aluguel ou com a casa desmoronando sobre a nossa cabeça não é a mais tranquila das tarefas. Mas se formos esperar pela perfeição para começarmos a viver, para começarmos a nos divertir , para começarmos a ser nós mesmos, talvez ( leia-se nunca) começaremos a ter uma existência significativa.
Quando temos um amor, falta grana. E se temos grana , falta tempo para usufrui-la. E se temos tempo livre , às vezes falta grana ou amor ou qualquer outra coisa muito importante.
Depois de comprarmos a tão sonhada casa , surge o mosquitinho da ambição que vai nos fazer desejar uma casa maior , com uma vista mais bonita , num bairro mais central ou mais silencioso. Depois da reforma do apartamento, vamos perceber que talvez gastamos dinheiro demais com detalhes que não eram tão importantes assim.
E depois de fazer a viagem dos sonhos , a que nos realizaria completamente , talvez percebamos que existem muitos outros itinerários mais interessantes. E quando comprarmos o carro, talvez, de vez em quando, sintamos saudade da época em que não o tínhamos.
E se não temos amor próprio , nem o maior e melhor dos amores vai resolver a nossa vida. E se temos grana , mas não temos tempo, a vida fica sem brilho. E se temos tempo, mas não temos dinheiro algum, a vida fica bem dura.
Enfim, quem espera pelo momento ideal para ser feliz corre o sério risco de passar a vida toda em stand by. Talvez , seja mais feliz aquele que sabe lidar com os imprevistos, se virar no caos , sorrir mesmo quando algo falta , saborear o momento mesmo quando ele não vem exatamente como o imaginamos.
Como disse um personagem do filme “Quando o coração floresce”, às vezes, a gente quer um filé e a vida oferece um ravióli. Sim. Concordo. 
Sim, é difícil, é bem difícil ser privado daquilo que mais queremos. Mas se focarmos toda a nossa energia naquilo que não temos ou simplesmente aceitarmos que a vida é dura mesmo e não há nada para ser feito, podemos nos condenar a uma existência medíocre. Quem pensa que tudo é mutável mediante pensamento positivo adota a mesma conduta determinista de quem acha que não vale a pena lutar pois nada muda.
Saber a hora de agir e de esperar é uma arte. Uma arte essencial para quem entende que a vida é agora.
O importante é não desviar o olhar do horizonte, e não deixar de viver, sem que com isso passemos à categoria dos irresponsáveis. Amanhã!, bem, o amanhã poderá não acontecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário