sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

PRIMEIRO OLHE PARA DENTRO

RESPEITE MAIS INTENSAMENTE O SEU CORAÇÃO



Respeite mais intensamente o seu coração.
Pois através  do seu coração  surge a única luz que pode iluminar a vida e torna-la clara a seus olhos.
Eis a coisa mais difícil de se conhecer - o seu coração. 
Antes que as amarras da personalidade sejam soltas, o profundo mistério do eu não pode começar a ser visto. Enquanto você não sair do caminho, ele não  se revelará de modo algum.
A coisa fundamental a ser entendida é que você  não pode conhecer sua própria natureza, seu proprio coração, seu proprio ser, por causa de sua personalidade, se você cria uma entidade falsa  ao seu redor. Vivemos encerrados dentro de personalidades. As várias personalidades são falsas. Elas são simplesmente, máscaras, fachadas a serem mostradas aos outros. 
A palavra personalidade é muito significativa. Ela se origina da palavra grega persona. Persona significa máscara. Nos dramas gregos, os atores usavam máscaras, faces falsas. Essas faces falsas eram chamadas personae. E foi dessa palavra que se originou a palavra personalidade. Ela ê perfeita. Significa que você está agindo com uma face falsa. Ela não é você está se ocultando por trás da face falsa, porque não  pode revelar a sua verdadeira face. Mas esse hábito torna-se tão arraigado que você pode se esquecer completamente de sua face original. Mostrando suas falsas faces aos outros, aos poucos você se identifica com elas e começa a pensar que elas são as suas faces. Então, sua face original, sua face real, permanece oculta.
O que quer que você faça, como quer que você aja, seja o que for que você diga, lembre-se sempre de ver se isso vem de seu coração ou de sua personalidade. Distinga claramente. Isso lhe será  de grande auxílio na busca interior.
Quando você diz a alguém: Eu te amo- de onde está vindo estas palavras? De onde? Qual a sua origem? Você esta dizendo apenas de um modo polido, como uma formalidade, uma etiqueta, ou está dizendo para expressar algo. Muitas vezes você não poderá expressar as coisas do seu coração, alguém  dirá: Que absurdo você está dizendo? A face falsa precisa estar presente. Só então você vai poder "tomar "do outro o que quer.
Assim, você continua a cultivar a sua personalidade. Quando se sente magoado, triste interiormente, mesmo assim, você continua a sorrir. Considere se o seu sorriso apenas um sorriso pintado em seus lábios ou se ele nasce lá de dentro. A fonte se encontra em algum lugar lá dentro, ou não há nenhuma fonte, e ele é apenas um sorriso pintado? Quando você sorrir, observe o seu sorriso e poderá saber se ele é falso ou real.
É certo que em alguns lugares, a persona é necessaria. Mas deve ficar claro que, nesses casos, trata-se da persona. Você não  deve se deixar enganar por sua representação. Não deve se identificar com a sua representação! 
Mas você precisa saber o que é uma máscara e o que é real. Precisa estar ciente daquilo que está acontecendo dentro. O que acontece no interior e o seu ser real e o que acontece na superficie, apenas uma utilidade social. Se você pode fazer uma distinção nitida entre você e sua personalidade, então  a personalidade torna-se como uma roupa. Você  pode abandoná-la qualquer momento e ficar nu.
Essa distinção é necessária para que pelo menos em seu quarto, você possa colocar sua personalidade de lado e tornar-se real.
Freud se conscientizou - quando iniciou a psicanalise ele ainda não havia se conscientizado disso, mas, aos poucos, percebeu que os pacientes diziam coisas que não eram verdadeiras, apenas para deixa-lo feliz, para confirmar suas teorias porque, quando Freud ficava feliz, eles também ficavam felizes - somente depois de muito tempo foi que ele se conscientizou de que o que os pacientes diziam não  era verdadeiro.
Seja verdadeiro. Jogue fora suas máscaras. Qualquer coisa autêntica o ajudará a mover-se para dentro, qualquer coisa não verdadeira o ajudará a mover-se para fora.
Essa é o mundo de ilusão. Quanto mais você se move para fora de si mesmo, tanto mais você se move na ilusão; e quanto mais você  vai para dentro, mais você se move na realidade. 
Até dá pra viver usando uma face falsa quando se dirigir para fora, mas quando se dirigir para dentro livre-se completamente dessa face. Não permaneça identificado com ela, não a carregue para dentro. Um dia poderá vir no qual você se tornará tão forte que até mesmo quando se dirigir pra fora você gostará de se comportar com sua face verdadeira, mas isso depende de você. Primeiro olhe para dentro e, pelo menos momentaneamente, coloque de lado sua personalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário