sexta-feira, 17 de agosto de 2018

TRAJETÓRIA

DA ADOLESCÊNCIA ATÉ A MATURIDADE




O tempo passa mesmo depressa. Esses dias, peguei-me pensando que já vai o bom tempo que saí da escola e ganhei o título de adulta. Título difícil de ostentar. Quando a gente é criança, a coisa que mais quer é ser adulto. Até mesmo na adolescência queremos ser adultos, a fim de nos livrarmos de dar explicações a nossos pais. Queremos ser livres, fazer o que der na telha. Mas, quando essa hora chega, percebemos que ser adulto é muito mais difícil do que se pensa.
Nós temos tantas expectativas quando somos adolescentes. Queremos conhecer lugares, nos imaginamos nas nossas vidas profissionais, logicamente, bem sucedidos. Tudo parece simples e palpável. As dificuldades parecem não existir diante do nosso entusiasmo. É, mas o tempo passa e junto com ele vem o amadurecimento. Este é doloroso. O mundo colorido da adolescência cai e dá lugar às penumbras que a vida adulta traz. A bem da verdade, tudo já estava lá, apenas não percebemos.
Por isso, os anos dourados da adolescência são tão importantes, estes guardam a vitalidade que precisamos ter durante a vida adulta.
A vida é agora e precisa ser vivida. Cada fase que passamos possui erros e acertos e, desse modo, devemos guardar o que for bom e aprender com os erros que cometemos. A vivacidade da adolescência é mesmo algo fascinante, quase divino, mas existem outras belezas, em muitos casos, até melhores. Ser quem se é – o que só é possível com o amadurecimento – é uma das maiores felicidades da vida. E, para isso, é preciso além de maturidade, coragem e esta, só possuímos, se tivermos uma pitada da ousadia adolescente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário