O AMOR É CONSTRUIDO, FEITO LEGO - PEÇA POR PEÇA
Quando dois rios se encontram há resistência dos dois lados na hora de misturarem suas águas. Cada um possui características únicas e, nesse encontro, há esforço para se unificar. Relacionamentos, por sua vez, são encontro de almas. Almas únicas que se chocam e decidem caminhar juntas, compartilhar a vida. Não são duas metades que se completam, são dois inteiros tentando formar um novo corpo. E, por carregarem bagagens individuais em cada um dos lados, não é uma equação fácil ou simples, controlável por experimento. É um encontro único.
De cara a primeira coisa que eu aprendi sobre um relacionamento é que não estamos no controle dele. Não é possível prever o que irá acontecer, muito menos como a outra pessoa se sente. Ela não vem com manual de instrução. O amor não vem pronto, ele é construído, feito Lego - peça por peça. Pessoas são imprevisíveis e sabemos apenas a verdade que elas querem que saibamos. Podemos achar que lemos o outro nas entrelinhas, mas somos muito mais complexos que isso.
Também não há gabarito. Não sabemos onde estamos errando a não ser que haja dialogo. Existe uma outra pessoa ali, e ela não é coadjuvante. Ela é protagonista, ocupa 50% da relação. Não é um acessório decorativo. Ela tem voz. E por isso as contas a acertar são inevitáveis: a realidade conflita a expectativa.
A verdade é que temos dificuldade de lidar com o outro, mal sabemos lidar com nós mesmos. Só olhamos para a ponta do iceberg de um grande iceberg que é uma pessoa. Com auto conhecimento conseguimos até lidar bem com nossas emoções, mas não podemos ter a ousadia de achar que é possível satisfazer emocionalmente outra pessoa. Isso é um trabalho pessoal, intransferível.
Há um abismo entre minhas expectativas e a realidade de um relacionamento, que tornam a frustração inevitável. Há um vale entre as idealizações e o real. Esse é o preço que pagamos por amar.
O amor é irracional. Do contrário nós nem amaríamos. E não existe sorte. Existe muito, e muito, trabalho duro. Pra fazer dar certo, será preciso abrir mão de conceitos estabelecidos, expectativas criadas por nós e aceitar o outro.
Você terá que construir a química, será responsável por deixar a chama acesa. Se você ama uma pessoa e quer ficar com ela você vai ter que aprender a ouvir, a ceder, a conversar. Terá que lidar com as inseguranças e questões que vem junto com aquela pessoa. Querer estar com alguém e querer fazer dar certo é essencial. E isso está muito além do que a noivinha sonha.
Relacionamentos prontos são construções de contos de fada, literatura, novelas, música pop. Não há nada escrito nas estrelas, nem amor à primeira vista. Não existe uma metade minha por ai pronta para me preencher. Apenas amando entendemos o que é amar. . Cada um vai fazer o que acha que é certo e torcer para que seja o suficiente. É o romance ligado à realidade.
Eu já vi o bastante sobre o amor, já conclui que ele é imprevisível, espontâneo, sem controle. Não dá pra prever as cenas dos próximos capítulos, pois elas não existem. Esquece o manual, e se joga. Coloque a mão na massa e trabalhe para que a sintonia aconteça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário