segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

RECLAMAR MENOS É MELHOR

MAIS AUTOCONHECIMENTO> MAIS FELICIDADE> E MENOS RECLAMAÇÕES


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Quando nos encontramos numa situação desconfortável, nosso impulso natural é buscar algo para criticar. No geral, o impulso parece vir como uma válvula de escape, uma forma de aliviar algo que nos incomoda. Mas o mundo é um lugar hostil, somos expostos diariamente a situações que nos deixa incomodados. Assim, não demora muito para criarmos uma espécie de vício em reclamar. Sempre que existir a chance, vamos expressar alguma insatisfação, mesmo que não seja verdadeira.
O grande problema de se ancorar na reclamação é que acabamos criando uma compulsão, esse processo pode nos levar a um circulo vicioso e influenciar drasticamente na nossa felicidade, ou seja, o hábito de reclamar só piora nossa vida.
Esse hábito acontece bastante com as pessoas negativas. Por não policiar a quantidade de reclamações verbalizadas, a mente delas se ocupa apenas+ em encontrar elementos negativos no ambiente (motivos de aborrecimento, contrariedade e estresse). E o fazem com muita frequência, afinal, o cérebro se adaptou a esse padrão. Elas tendem a enxergar o copo sempre meio vazio, sempre menos vazio que mais cheio. Se estão numa festa, por exemplo, se concentram no quanto uma festa parece cheia e quente ao invés de curtir a música, dançar com os amigos, fazer novas amizades ou conhecer alguém legal.
Como a felicidade é formada por um conjunto de experiências positivas que acumulamos no dia a dia, não é difícil imaginar que pessoas "reclamonas" tendam a ser mais tristes ou apresentar mais problemas psicológicos. Elas veem um dia como uma sequência de coisas ruins que merecem ser reclamadas.
A parte boa da história é que da mesma forma em que em algum momento da vida uma pessoa tendeu a ver a vida por um lado mais negativo, ela pode educar o cérebro a se orientar para o lado oposto.
Basta se concentrar diariamente nos aspectos positivos  dos acontecimento da vida em geral. Ao fazer isso, forçamos o cérebro a buscar elementos positivos potenciais e empurramos para o plano de fundo pequenos aborrecimentos que, antes, eram protagonistas das nossas conversas e pensamentos. 
Imagina que legal não só parar de reclamar, mas ao final de cada dia, lembrar de coisas boas o suficiente para dormir tranquilo. E, na maioria das vezes a gente não precisa mudar muito, apenas a perspectiva. :)
Conheço pessoas extremamente reclamonas, e você também deve conhecer, e isso é tóxico! Analisando bem esse tipo de pessoas, percebo algo em comum entre todas: Elas acham que o mundo tem que girar em torno delas, acham que tem que haver transformação à partir do momento que elas abrirem a boca e que os outros têm que se mobilizar pra fazer essas coisas acontecerem. Com base nisso, tento há séculos, ao invés de ficar me queixando sobre as coisas que não gosto, me questionar sobre o que estou fazendo pra que sejam diferentes, e acima de tudo chamar a culpa pra mim e procurar tomar uma atitude, né!?
Nosso país passa por uma crise complicada, nossa economia está indo de mal a pior, nossa vida pessoal é coberta de contratempos e dificuldades. Temos motivos para reclamar de praticamente todos os aspectos possíveis. Só que simplesmente reclamar não vai fazer as pessoas agirem de acordo com as nossas expectativas, as contas sumirem, nossa prestação ainda precisar ser paga, ainda precisaremos cuidar da nossa saúde, precisaremos ler, estudar e fazer o amanhã acontecer.
Falar sobre todas essas coisas e ficar reclamando pode nos aliviar, mas aos poucos, esquecemos algo bem importante, que precisamos nos virar em meio ao caos, independente de quais são os contratempos.
Fazer mais e reclamar menos é melhor. Acho que resolve.

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