terça-feira, 7 de novembro de 2017

PREOCUPAÇÃO É APENAS UM HÁBITO MENTAL APRENDIDO

DESAPRENDA A SE PREOCUPAR, DESPREOCUPE




É difícil não se preocupar, quando você está cercado de pessoas pessimistas. É difícil não se preocupar, quando a mídia traz futuros especulativos e nada brilhantes. É quase impossível não se preocupar, depois de tanto ouvir as preocupações de nossos pais. Alguns pensam que herdaram dos pais os genes da preocupação. Não é verdade. A preocupação é apenas um hábito mental aprendido que pode ser desaprendido.
A preocupação é um acontecimento cognitivo e intelectual, que é sentido sobre a forma de um sentimento. E os sentimentos são bem reais. Esta é a razão pela qual a preocupação pode te confundir ao ponto de ela fazer parte de você - “A preocupação é uma coisa bem real porque eu a sinto” - Esse sentimento é a reação do nosso organismo aos nossos pensamentos preocupantes. E como sentimos a preocupação, julgamos não ser capazes de a eliminar. Mas na verdade a única coisa real que acontece quando está preocupado, são os seus sentimentos e não os acontecimentos. Mas isto é uma ilusão.
Quando você estiver preocupado com alguma coisa, muito provavelmente está tendo conversas angustiantes com você mesmo, sobre coisas que imagina poderem vir a acontecer ou estar acontecendo fora da sua observação. Como você está, literalmente, preocupado com “coisa nenhuma”, esses acontecimentos que são imaginados na sua mente, e não no seu ambiente físico real, não há nada que você possa fazer sobre os alvos da sua preocupação. Você fica se sentindo preso,  num beco sem saída. Está desesperançado. Você não consegue fazer nada, acerca de coisa nenhuma. Esta é a ilusão.
Uma das confusões emocionais mais populares é a de que preocupação é igual a cuidado. Mas preocupação não é o mesmo que cuidado. Preocupação é medo, cuidado é amor. E eles são polos opostos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário