DE FORA PRA DENTRO X DE DENTRO PRA FORA
Nós vivemos em um mundo onde, infelizmente, ou talvez seja até felizmente, o SOFRIMENTO está presente na vida de todas as pessoas, em maior ou menor grau. Porém, muitos parece que optam por permanecerem no sofrimento a vida inteira, alimentando-o como se fosse um animalzinho de estimação!
Farei uma breve reflexão inspirado nas sábias palavras do místico oriental Osho. Leia-as com bastante atenção…
*******************
Se você puxar para fora da terra as raízes de uma árvore, elas morrerão. Elas necessitam da escuridão, elas vivem na escuridão, na escuridão está a vida delas. Assim como as raízes, o sofrimento também vive na escuridão.
Exponha os seus sofrimentos e você descobrirá que eles morreram. A infelicidade tem de ser expressada. Compreenda uma coisa mais: foi de fora que você pegou as dores e as trouxe para dentro de si. Por favor, volte com elas para o lado de fora. A dor não é interna; todas as dores são trazidas do lado de fora. Na medida em que você joga fora a dor, que a envia de volta para fora, de onde ela veio, a alegria começa a brotar dentro de você. A alegria está dentro. Ninguém a traz de fora. Ela não vem de fora, ela é a sua natureza, ela é você. Ela é a sua alma.
Se for jogado fora esse lixo que veio de fora e que tem sido acumulado, então a alma interna começará a expandir, começará a crescer. Você começa a ver a sua luz e a ouvir a sua dança, você começa a mergulhar na música mais interna.
Um pouco de coragem é requerida e você poderá abandonar o seu inferno – exatamente como alguém que se suja na rua e volta para casa para tomar um banho e a sujeira é lavada. Assim como depois do banho a sujeira foi lavada e você se sente fresco, da mesma forma você terá um vislumbre, sentindo dentro de si a alegria que é a sua natureza.”
Osho
********************
Tudo que ele fala nessas poucas palavras é muito verdadeiro. De fato, os nossos sofrimentos vem de fora pra dentro e a única forma de nos livrarmos dele é fazendo o oposto, nos movimentarmos de dentro pra fora!
Esse movimento de dentro pra fora exige muito de nós, é exatamente por isso que a maioria das pessoas tentam resolver seus problemas de fora pra dentro! Mas eles estão remando contra a maré da vida percebe?
Se você faz o movimento também de fora pra dentro, o que vai acontecer? Um problema que não tinha grandes proporções, vai se tornar ainda maior!
Exemplo: Uma pessoa está engordando demasiadamente e começa a se preocupar com isso! Em vez de tomar a consciência de que está engordando pelos motivos que sabemos bem, na maioria, que são: sedentarismo ou poucas atividades físicas, aliados a uma alimentação de baixa qualidade.
O que milhões de pessoas fazem? Compram um montão de remédios inibidores do apetite ou que absorvam gorduras e comem dobrado em seguida!
Daí detonam ainda mais a saúde e a obesidade não para de crescer.
Dei um pequeno exemplo para dar uma noção de como essas soluções de fora pra dentro só aumentam o sofrimento.
Exemplo => De fora pra dentro: tomar remédios pra emagrecer.
De dentro pra fora: tomar consciência de uma alimentação mais saudável e praticar exercícios físicos com regularidade (se possível diariamente).
Você vê que o caminho mais difícil é o de dentro pra fora? Porém, é o único que leva você a se livrar de vez do sofrimento! Por isso que o Osho fala sobre a coragem! É preciso ter coragem para seguir pelo caminho mais difícil.
Nessa hora é possível até mesmo fazer um lindo paralelo com a passagem bíblica na qual Jesus Cristo nos fala sobre a porta estreita: “Entrai pela porta estreita, pois é apertado o caminho que leva à vida, e larga a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição”.
Tudo é uma questão de escolha. Eu escolho a porta estreita, como tão bem nos ensinou o mestre dos mestres. E você?
Siga seu livre arbítrio conscientemente, plante sementes de consciência e é isso que você colherá.
Pense com carinho sobre tudo isso e faça suas escolhas bem consciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário