sexta-feira, 18 de maio de 2018

SIM, A VIDA É DURA

ESSA É A VIDA: CAÓTICA, LINDA E IMPLACÁVEL



Sim, a vida é dura. Este texto se destina a quem tem senso de realidade e não teme olhar para as próprias feridas. Este texto se destina a quem não teme reconhecer que a vida poderia ser trocentas vezes melhor e que mesmo quando estamos bem e felizes, a vida é dura , incerta , cheia de perigos e possibilidades assustadoras. Sim, existem as possibilidades agradáveis também.
Viver é estar mega feliz de manhã porque tivemos uma noite incrível e logo à tarde nos deparar com uma notícia péssima. Viver é estar se debulhando em lágrimas para logo em seguida ser invadido por um pensamento redentor que nos salva da tristeza e desespero.
Viver é alternar estados de espírito. É passar pelo pior e pelo melhor , às vezes, numa única semana, num único dia. É ganhar e ficar com medo de perder. É perder e se sentir apaticamente tranquilo por saber que não há mais nada a perder.
Viver é lutar diariamente. Seja pela sobrevivência material, pelo amor próprio, pelo amor de alguém. As pessoas vivem na falta porque se tá bem de dinheiro, reclama mal de amor. E se está bem no amor, reclama de falta de dinheiro. E quando tem dinheiro suficiente para viver e tem alegria do amor, aí falta saúde ou falta qualquer coisa que a pessoa nem sabia que era importante para ela quando ela tinha.
Sim, sempre uma das teclas do piano está quebrada. Sempre se está em conflito em relação a algum tema ou à alguma pessoa ou a nós mesmos. Ou é o presente que não está bom. Ou é o futuro que amedronta. Ou é o passado que vem tomar com a gente um café adoçado com fel.
As pessoas sofrem pelo o que aconteceu e por aquilo que também poderia ter acontecido e não aconteceu e também pelo que elas queriam que acontecesse. Sofrem até mesmo por aquilo que não aconteceu e que no fundo não queriam realmente que acontecesse.
Os otimistas acharão o meu texto profundamente pessimista. Mas o meu objetivo não é fazer ninguém se deitar em posição fetal. Pelo contrário. É mostrar que a vida é isso mesmo e que se você está se sentindo confuso, triste ou sem saber o que pensar ou como agir diante de uma situação complicada , não há nada de errado com você. É isso mesmo. Esta é a vida: caótica , linda e implacável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário