quarta-feira, 2 de maio de 2018

NINGUÉM SALVA NINGUÉM

ADULTOS CUIDAM DE SI MESMOS E SÃO AJUDADOS QUANDO DÃO OPORTUNIDADE



É uma triste ilusão a gente querer salvar alguém, ninguém salva ninguém.
No entanto, por mais que as pessoas possam mudar, elas só mudam se quiserem. Não mudam por imposição. Por obrigação. Porque o outro quer. Porque alguém pediu. 
Eu quero falar da crença que costumamos ter de que de alguma forma somos responsáveis pela felicidade do outro. 
Na verdade pessoas não agem de acordo com os comandos alheios como se fossem marionetes.
A gente pode cuidar do outro, se preocupar com o outro, mas não tem como fazer pelo outro.
Se a pessoa é viciada em drogas, violenta, desonesta ou tem qualquer outro tipo de conduta inadequada não adianta acreditar que ela vai mudar por amizade ou amor a você. Ou pela amizade que você sente por ela. Você pode indicar um grupo de narcóticos anônimos, levar numa terapia, conversar, falar, explicar, brigar. Que ela só vai mudar se quiser. Por vontade própria. E não podemos nos culpar por isso. Não podemos nos mutilar por isso.
É inútil acreditar que temos poder de reverter atitudes alheias. Adultos cuidam de si mesmos e são ajudados quando dão oportunidade. Você pode dar a mão para quem está no buraco, jogar uma corda, mas a pessoa só será salva se agarrar, por vontade própria, os recursos que foram dados.
São muitas as pessoas que caem na cilada de acreditar que são capazes de mudar o outro. Ficam na expectativa de que as coisas melhorem. 
A gente pode até conseguir mover algo em alguém mas as pessoas só mudam quando querem. Estão abertas a isso.  Caso contrário é só sacrifício. Drama. Tristeza. Sofrimento. Fardo. Muitas vezes, solitário. Como se a pessoa tivesse nadando sozinha contra uma correnteza, com o agravante de estar carregando alguém nas costas.
É muito difícil ver alguem se afundando, fazendo escolhas erradas, se envolvendo em problemas, procurando soluções em lugares que nunca vão encontrar. E é louvável que seja feito de tudo para que a pessoa saia da situação na qual se encontra. Mas ninguém tem responsabilidade pelas escolhas alheias. E, mais do que isso, como já disse, ninguém salva ninguém.
Pessoas com problemas precisam de apoio, atenção, ajuda. Mas só se livram dos próprios problemas se tiverem consciência sobre eles e resolvem mudar. Elas precisam querer mudar. Elas precisam escolher outra opção de trilhar a sua jornada.
Cada pessoa tem uma maneira de olhar o caminho e chegar ao fim da mesma estrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário