quarta-feira, 18 de julho de 2018

PRA VIDA SER MAIS QUE UM MERO EXISTIR

NESSA VIDA É PRECISO TER ESPÍRITO COMBATIVO




O mundo não entrega de bandeja nem de mão beijada o que nos faz feliz, o que faz a nossa vida ser mais do que um mero existir, um mero vagar pelo planeta Terra, lutando a cada dia pela sobrevivência.
O mundo não entrega em nossas mãos a chave que abrirá a porta que nos levará até a realização dos nossos sonhos. Senhas de cofres não são distribuídas. Cada um deve cavar , fazer o seu túnel, abrir o seu próprio caminho no meio dos escombros e entulhos da realidade.
O mundo não entrega sorrindo o mapa da mina. Muito pelo contrário. Se existir algum mapa e ele estiver em suas mãos, dissemine mas proteja-o com o maior cuidado, como a mais antiga das relíquias, como a mais preciosa das joias, como o mais sagrado símbolo.
O mundo não te ensina com jeito, com carinho. Você tem que seguir o fluxo, caminhar, correr, mesmo que a perna esteja cansada, mesmo que você não tenha bom preparo físico. Você tem que pegar o bonde andando, captar a explicação enunciada pela metade. Decifrar anedotas. Analisar metáforas.
Raramente alguém colocará a nossa felicidade em primeiro lugar porque para a maioria das pessoas o que importa é a própria felicidade. E mesmo as pessoas que mais nos amam podem ignorar as nossas reais necessidades. Não por egoísmo. Mas por analisarem nossa vida sob a perspectiva e subjetividade delas mesmas. Nem sempre o que é bom para um é bom para o outro. Mas a maior parte das pessoas tem dificuldade para entender isso e desejam impor aos entes amados os seus próprios "modelo padrão".
Não é à toa que vemos pais estimulando filhos a seguirem a mesma carreira que eles escolheram um dia. Não é à toa que nossas escolhas mais pessoais como fé religiosa, vida profissional e até parceiros são altamente influenciados pelos modelos familiares, do meio social onde vivemos, incluindo até amigos.
Nesta vida é preciso ter espírito combativo para que a gente não se deixa levar nem vencer por aquilo que não foi escrito por nós. É o espírito combativo que nos impede de dizer "O mundo é assim. Vai se fazer o que?".
Se lutando bravamente nem sempre conseguir o que se deseja é fácil, imagina se aceitarmos tudo aquilo que nos impõe como certo e definitivo, imutável? Sim, o mundo, muitas vezes, não muda porque somos nós mesmos que impedimos qualquer transformação, antes mesmo de tentar qualquer mudança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário