SUA VIDA É SUA PRÁTICA ESPIRITUAL
Muita gente pensa que para avançar espiritualmente, precisamos de frequentar um local. É um resquício do conceito cristão (e muçulmano e judaico), que o foco da prática religiosa é frequentar a igreja toda semana. Um bom cristão (e muçulmano e judeu) é aquele que ao menos uma vez por semana “bate ponto” no seu local sagrado, prestando seus respeitos, fazendo suas doações e oferendas, e ouvindo o sermão.
Bom, para mim isso condiz com uma prática religiosa, e não uma prática espiritual. Esqueça essa ideia de “uma vez por semana”. Isso não existe. Sua prática espiritual é todo dia, o dia todo. Você pode viver uma “vida espiritualizada” ou uma “vida com espiritualidade”. Uma vida espiritualizada é usar cada momento da vida como oportunidade para avançar, para manter seu foco em Deus. E se perguntar o que Deus quer de você agora na sua vida, estando sua vida como estiver. Uma vida com espiritualidade muitas vezes se confunde com uma vida mundana, que as pessoas usam para se sentirem protegidas ou onde de tempos em tempo, quando o avião perde altitude, ou outra coisa ruim acontece, se lembram do espiritual.
O que queremos é uma vida espiritualizada. Isso sim é marcante. Isso sim transforma a qualidade de sua vida. Isso sim traz resultados reais.
Aquele velho conceito de “ter uma religião” e cumprir uns rituais, visitar a Igreja ou templo uma vez por semana, dar seu dízimo… isso tá longe de ser o mais importante. Sabemos que isso não funciona muito. É melhor do que nada, mas ainda é muito pouco. Os males da vida material vencem. A frustração, medo e ansiedade dominam.
Quando se tem uma vida espiritualizada, o conceito de uma visita semanal a um templo se torna insignificante. “Seu corpo é seu templo. Sua casa é seu templo. Sua vida é sua prática espiritual.” É isso que você precisa. É isso que o mundo precisa para melhorar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário