quarta-feira, 18 de novembro de 2015

DEIXE SEUS PENSAMENTOS PASSAREM

NÃO REJEITE NEM JUSTIFIQUE SEUS PENSAMENTOS 


Não é o conteúdo do nosso filme que necessita de atenção, mas sim o projetor. A raiz da nossa dor não está no enredo atual; está, antes de tudo, em nossa propensão a nos incomodarmos com as coisas.
A propensão a sentirmos pena de nós mesmos, termos raiva, inconformismo – nossas reações emocionais tão familiares são como sementes que simplesmente continuamos a regar e nutrir. Largar hábitos negativos fixados, incorporados em nós requer disciplina e coragem. A princípio, abandonar nossos pensamentos e emoções  é uma questão de hábito. Pensamentos e emoções podem nos dificultar o contato com a abertura de nossa mente, mas são como velhos amigos que nos acompanham desde quando nossa lembrança alcança e ficamos muito resistentes a nos despedir, mesmo quando notamos que elas nos são prejudiciais.
No entanto, cada vez que fazemos uma pausa para prestar atenção do quanto isso nos limita,  paramos de reforçar essas propensões e começamos a nos abrir para possibilidades novas e diferentes.
Se você não reprime os pensamentos e emoções e não corre com eles, estará numa posição interessante. A posição de não rejeitar nem justificar fica bem no meio de lugar nenhum.
À medida que você for reagindo de modo diferente a um velho hábito, perceberá as mudanças. Por exemplo, no passado, quando ficava irritado, você podia levar até três dias para se acalmar, mas, se continuar interrompendo os pensamentos raivosos, poderá chegar ao ponto em que levará apenas um dia para abandonar aquela raiva. Finalmente, apenas horas ou até um minuto e meio. É quando você está começando a se libertar do sofrimento.
Nós seres humanos somos seres em transição – seres que não estão inteiramente cativos nem inteiramente livres, mas sim no processo de despertar. Acho útil pensar em mim dessa forma. Estou no processo de me tornar, no processo de evoluir. Não estou condenada nem completamente livre, mas crio o meu futuro com cada palavra, cada ato, cada pensamento. Encontro-me numa situação muito dinâmica. Tenho todo apoio que necessito para simplesmente relaxar e conviver com tudo que está em processo na minha vida. 
Viver a vida sem enredo: vivendo plenamente com a mudança e a incerteza, porque é isso que a vida exige de nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário