O SILÊNCIO É BOM, MAS AS VEZES FAZ BARULHO DEMAIS
Muita gente que parece quieta e calada, na verdade não expressa o barulho que os milhões de pensamentos fazem do lado de dentro.
Eles não falam muito e não demonstram o que pensam ou o que sentem.
São pessoas que costumam pensar bastante e que consomem muito tempo mergulhadas em seus pensamentos, remoendo possibilidades e arrependimentos que, talvez, nunca serão ditos.
E por quê eles insistem em ficam em silêncio?
Muitas vezes, as pessoas tem receio do juízo que os outros vão fazer delas, o que faz com que elas se sintam inseguras. É gente que tem medo de parecer ridícula, gente que tem medo de falar besteira ou gente que prefere evitar discussões ou magoar alguém. São pessoas que tem medo de que sua opinião ou ponto de vista seja rejeitado ou criticado pelos demais.
O medo da rejeição leva à imobilidade, de modo que, essas pessoas não se posicionam ou omitem o que pensam para não serem julgadas.
O que elas não percebem é que ficar em silêncio também não faz com que sejam aceitas.
O silêncio atrapalha que a gente as conheça de fato e o reconhecimento por quem elas realmente são, já que elas se escondem do diálogo e acabamos desistindo de insistir para que se expressem, a fim de não sermos inconvenientes.
O problema é quando o silêncio predomina a ponto de que nem os pontos negativos e nem os pontos positivos possam ser vistos. Tem gente que prejudica a vida toda por causa desse comportamento imaturo.
Analisando o outro oposto, gente que fala muito e faz barulho são, lá no fundo, pessoas relativamente calmas, já que toda a agitação já foi externalizada em conversas, discussões e brincadeiras. Diferente dos introvertidos ou “falsos calmos”, como eu costumo denominá-los, as pessoas agitadas e comunicativas não costumam guardar para si o que pensam.
Concluindo: O silêncio de fora não agrada o barulho de dentro. O dentro quer ser e ter o silêncio de fora, mas é dominado por um alto ruido mental porque não se esvazia através da palavra dita.
Porém uma vez que a palavra esteja dita o barulho de fora não atormenta o silêncio de dentro. E aí, meu caro, você pode dizer que está em paz.
Discordo parcialmente. Existem pessoas que falam o que pensam, brincam, se divertem, contudo apropriadas. E existem os inconvenientes que simplesmente não respeitam nada nem ninguém. Para tudo existe limite e o ideal, dentro do possível, é ter bom senso. Respeitar o outro não faz mal a ninguém, menos ainda cria um indivíduo perdido em seus pensamentos.
ResponderExcluirAnônimo, obrigado pela participação! O problema é que você confunde, aí, legitimidade com desrespeito e introspectividade com devaneio. E uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. Daí a confusão! Abraços.
ExcluirSou comunicativa apesar de reservada e aprendi com o decorrer do tempo que falar sobre as coisa desde as banais até as mais profundas e muito bom. Sofro por ter.uma pessoa ao meu lado que foi perfeitamente descrita aqui nessa matéria blog.
ExcluirCaso haja mais artigos a respeito gostaria de ler
A pessoa está confundindo tese científica com opinião pessoal.
ExcluirPoderia ao menos ajudar a pessoa com tal problema a procurar recursos para se tratar, seria legal e com certeza seria gratificante para pessoas que necessitam de tal ajuda.
ResponderExcluirOlá amigo! Os recursos estão aí. Para quem precisa de atendimento mas não pode pagar existem algumas alternativas além do SUS, que são as Clínicas-Escola (serviço de psicologia aplicado das universidades), Instituições (como ONGs, Empresas parceiras de clínicas e hospitais) e os Psicólogos/Psicanalistas que realizam de forma independente atendimentos a valores reduzidos ou de graça. Pesquise em sua região onde pode encontrar esses serviços de psicologia que são acessíveis a todos.
ResponderExcluirEspero ter ajudado e obrigado por participar.
Sinto falta deconsentracao e fico muito nervoso e fico tonta
ResponderExcluirFico muito assim devido várias ocorrências em minha vida esse tipo de comportamento é muito ruim quero muito mudar esse meu jeito😏
ResponderExcluirEu tenho a mente barulhenta, mais sou sim uma pessoa que expoem o que penso... Muitas vezes me posiciono com sabedoria, que até às pessoas não imaginam que sou assim. Penso muito antes de falar as vezes evito me posicionar pra não magoar ou pq a pessoa não permite. Eu fico matutando o que falar e quando sai, sai de perto pq eu falo e falo mesmo...
ResponderExcluirA minha mente está tão barulhenta.que só estou pensando em suicidio
ResponderExcluirSeja firme, dê uma chance a vc, pense em quem vc ama e nas pessoas que te ama. Elas ficarão muito triste com sua partida. Busque força em Deus e procure ficar mais perto de quem realmente te ama.
ExcluirA minha mente também está assim as vezes eu penso que tem gente falando de me no lado de fora eu fico pensando coisas negativas simplesmente isso atrapalha muito no meus dias é as noites também em horário de dormir !
ResponderExcluir