terça-feira, 11 de julho de 2017

A MELHOR DEFESA É O ATAQUE

O MEDO CRIA O INIMIGO


Resultado de imagem para O MEDO  INIMIGO DEFESA

Sempre que você sente que o negativo, a morte, o inimigo, o ódio, estão presentes e, que você está aberto, desprotegido, você sente que a existência o destruirá, você sente que tem de se defender. E não somente se defender – porque o melhor meio de se defender é ser agressivo, ofender. Você não pode ser simplesmente defensivo. Quando você sente que tem de se defender, você se torna ofensivo, porque ofender, ser agressivo, é o melhor caminho para se defender.
O medo cria o inimigo e, depois, o inimigo cria a defesa e, depois, a defesa cria a ofensa. Você se torna violento. Você está constantemente em guarda. Você está contra todo mundo. Percebe a bola de neve? Este ponto tem de ser compreendido: que, se você tem medo, você é contra todo mundo. Os graus diferem, mas então, seu inimigo e seu amigo são ambos seus inimigos. O amigo é um pouco menos, é questão de ocasião. Então, seu marido, ou sua esposa, é também seu inimigo, sua inimiga. Você fez um arranjo, você se tornou ajustado. Ou pode ser que ambos tenham um grande inimigo comum e, contra esse inimigo comum e enorme, vocês dois tenham ficado juntos, vocês dois tenham se tornado cúmplices, mas a inimizade está lá.
Se você está fechado, toda a existência é sua inimiga. Não que ela seja. Ela parece para você, que é inimiga. Quando você está aberto, toda a existência se torna sua amiga. Agora, quando você está fechado, mesmo o amigo é o inimigo. Não pode ser de outro modo. Lá no fundo, você tem medo de seu amigo também.
Só na superfície é amizade; lá no fundo é inimizade. Sua amizade pode ser apenas uma fachada para esconder o inimigo. Se você está fechado, você pode criar somente o inimigo, porque, quando você está aberto, somente então, o amigo é revelado. Quando você está totalmente aberto para alguém, a amizade aconteceu. Ela não pode acontecer de nenhum outro modo.
Assim, não faça tantas perguntas; não traga falsas questões. Se você tivesse conhecido a abertura, você não poderia sentir que algo pode ser nocivo para você. Então, nada mais seria nocivo. Por isso eu digo até que a morte é uma bênção. Sua abordagem se torna diferente. Agora, para onde quer que você olhe, você olha com um coração aberto – essa abertura de coração muda a qualidade de tudo. E você não pode sentir que algo vá ser nocivo; você não pode perguntar como se defender – não há necessidade. A necessidade surge por que você está fechado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário