"AMIZADE" <<<< >>>> AMIZADE
Nosso amor ordinário pode virar ódio, nossa "amizade" pode se tornar inimizade a qualquer momento. Esse é o estado inconsciente do homem – onde o amor está escondendo ódio por trás dele, onde você odeia a mesma pessoa que você ama, você, porém, não está consciente disso.
Uma amizade harmoniosa se torna possível só quando você é verdadeiro, você é autêntico e você está absolutamente consciente de si. E se o amor surgir dessa consciência a harmonia estará lá porque o amor, como eu entendo, não pode mudar nunca para seu oposto. Esse é o critério, os maiores valores da vida são somente aqueles que não podem mudar para seus opostos; na verdade, não há nenhum oposto.
Você pode está perguntando, “O que é a amizade verdadeiramente autêntica (harmônica)?” Bem, talvez seja preciso uma grande transformação porque talvez como você é agora, a possibilidade de estabelecer essa amizade seja uma estrela distante. Você pode dar uma olhada na estrela distante, você pode ter um certo entendimento intelectual, mas isso permanecerá um entendimento intelectual, não existencial.
A menos que você tenha um sabor existencial da amistosidade, será muito difícil, quase impossível fazer uma distinção entre "amizade" e amizade.
Essa é uma questão muito complexa, não devido à questão, mas por sua causa. Talvez você ainda não esteja no ponto de onde a amizade possa se tornar uma experiência.
Talvez seria melhor que não tivéssemos nenhum "amigo", só assim não poderíamos ter nenhum inimigo. Ambos chegam juntos. Amizade a gente pode ter, mas não "amizade".
Amizade é amor não focalizado, não direcionado. Não é nenhum contrato, dito ou não dito. Não é de um individuo para outro individuo; é de um individuo para toda a existência, da qual o homem é uma pequena parte, tudo está incluído.
Amizade é apenas o jeito de ser real e autêntico; você começa a irradiar isso. Isso acontece a sua própria maneira. Quem quer que chegue perto de você sentirá. Isso não quer dizer que ninguém será seu inimigo. No que diz respeito a você, você não será um inimigo de ninguém. Mas o problema é que sua consciência, sua felicidade, sua paz irá aborrecer muitos, irá irritar muitos. Deixará muitos, que não lhe compreendem, chateados com você.
Então quando digo que não tenho inimigos, quero dizer que do meu lado não tem nenhum inimigo. Mas do lado dos outros, já não me cabe.
Pra concluir eu digo a vocês que somente um entendimento intelectual não será suficiente – embora seja bom ter algum entendimento intelectual porque isso pode ajudar a nos mover para uma experiência existencial. Mas só a experiência nos dará o prazer total da beleza e da verdade do amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário