sexta-feira, 28 de julho de 2017

SOBRE O DISCURSO DO SENTIMENTO DE SER SUPERIOR OU INFERIOR

NÃO EXISTE ESSA COMPARAÇÃO (SUPERIOR/ INFERIOR). TODOS SOMOS INCOMPARÁVEIS, ÚNICOS


Resultado de imagem para COMPARAÇÃO

Gente presta atenção, vê se entende, todo ser humano é único. Não há nenhuma questão de alguém superior ou inferior. Sim, as pessoas são diferentes.
Deixem-me lembrá-los de uma coisa; senão vocês me entenderão mal. Eu não estou dizendo que todo mundo é igual. Ninguém é superior, ninguém é inferior, mas ninguém também é igual. As pessoas são simplesmente únicas, incomparáveis. Você é você, eu sou eu. Eu tenho que contribuir com meu potencial para a vida, você tem que contribuir com seu potencial para a vida. Eu tenho que descobrir meu próprio ser, você tem que descobrir seu próprio ser.
Nada disso de se sentir superior ou inferior faz sentido, porque um é o outro em suas polaridades, dois lados do mesmo pêndulo. Quando a inferioridade desaparece, todo sentimento de superioridade também desaparece. Eles vivem juntos, não podem ser separados. O homem que se sente superior ainda está sentindo-se inferior de algum modo. O homem que se sente inferior quer se sentir superior de alguma maneira. Eles chegam num par; eles estão sempre juntos; não podem ficar separados.
Quem começa com esse tipo de comparação e pensa nesses termos, já se equivocou. A comparação suscita a ideia de inferioridade e superioridade - e ambas são doenças, são obstáculos. O veneno da comparação surtiu efeito. E depois, claro, surgirá uma grande vontade de competir, uma grande vontade de derrotar os outros e isso é um mal. Comparação traz inferioridade, superioridade.
Quando você não compara, toda inferioridade, toda superioridade desaparece. Assim você é, você está simplesmente aí,  não existe ninguém com quem nos possamos comparar. Um pequeno arbusto ou uma grande árvore – isso não importa; você é você mesmo. Você é necessário. Uma folha de grama é tão necessária quanto a maior estrela. O canto da cigarra é tão necessário tanto quanto qualquer ser; o mundo será menor, será menos rico se a cigarra desaparecer.
Apenas olhe ao redor. Tudo é necessário, e tudo se encaixa: ninguém é mais elevado e ninguém é mais baixo, ninguém é superior, ninguém é inferior. Todos são incomparáveis, únicos.
Somos além da superioridade e da inferioridade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário