DINHEIRO É SIMPLESMENTE UMA FORÇA NEUTRA
Não se preocupe muito com o dinheiro, porque ele é o maior desvio da felicidade.
E a ironia das ironias é que as pessoas pensam que elas serão felizes quando elas tiverem dinheiro. Dinheiro nada tem a ver com felicidade. Se você é feliz e você tem dinheiro, você pode usá-lo para a felicidade. Se você é infeliz e tem dinheiro, você usará aquele dinheiro para mais infelicidades. Porque o dinheiro é simplesmente uma força neutra.
Veja, eu não sou contra o dinheiro. Não me interprete mal. Eu não sou contra o dinheiro, eu não sou contra nada. Dinheiro é um meio. Se você for feliz e você tiver dinheiro, você se tornará mais feliz. Se você for infeliz e tiver dinheiro, você se tornará mais infeliz, por que o que você fará com o seu dinheiro? O dinheiro vai realçar o seu padrão, seja qual ele for.
Se você for ruim, miserável e tiver poder, o que você fará com o seu poder? Você irá envenenar a si próprio ainda mais com o seu poder, você se tornará pior, mais miserável.
Mas as pessoas seguem atrás do dinheiro como se o dinheiro fosse trazer felicidade. As pessoas seguem procurando por respeitabilidade como se respeitabilidade fosse lhe dar felicidade.
As pessoas estão prontas a qualquer momento, para mudar os seus padrões, para mudar os seus caminhos, desde que haja mais dinheiro disponível em algum outro lugar.
Uma vez que o dinheiro esteja ali, então de repente você não é mais você mesmo, você está pronto para mudar.
Esse é o caminho do homem mundano. Eu não digo que pessoas mundanas são aquelas que têm dinheiro. Eu chamo de pessoas mundanas aquelas que mudam os seus motivos por causa do dinheiro. Eu não digo que as pessoas que não tem dinheiro não sejam mundanas. Elas podem ser simplesmente pobres. Eu digo que as pessoas não são mundanas quando elas não mudam seus motivos por causa de dinheiro. Só por ser pobre não equivale a ser espiritual. E só por ser rico não é equivalente a ser um materialista. O padrão materialista de vida é aquele em que o dinheiro predomina acima de tudo. A vida não materialista é aquela em que o dinheiro é simplesmente um meio; a felicidade predomina, a alegria predomina, a sua própria individualidade predomina. Você sabe quem você é, e para onde está indo, e você não está se desviando.
Mas em algum ponto do caminho, todo mundo se perdeu. Você pode ter sido educado por pessoas que não se realizaram. Eu não as estou condenando. Simplesmente é pra gente refletir um pouco de como os pais, os professores do colégio e da universidade, os chamados líderes da sociedade, foram levados a serem pessoas infelizes. E como elas deram continuidade a isso repassando para nós o mesmo padrão infeliz que receberam e como também vamos repassar isso adiante se não nos dermos conta do processo.
Você pode ainda não ter assumido a sua própria vida. Eles viveram segundo uma interpretação errada, e isso foi muito ruim para eles. E você também pode estar vivendo segundo uma interpretação errada, o que também será muito ruim pra você.
Só na consciência do que somos e do queremos é que nos libertamos.