quarta-feira, 9 de agosto de 2017

ESGOTANDO A AMBIÇÃO

A AMBIÇÃO É INÚTIL

Imagem relacionada
Ambição significa contínuo esforço para ampliar seu ego, suas vaidades, para continuar inflando, para continuar tornando cada vez maior. 
A ambição é inútil. É macaquice, macaquice mesmo... Descobriu-se que entre os macacos há uma hierarquia. Existe sempre o chefe dos macacos – o presidente, o mais esperto, o mais perigoso, o mais destrutivo, violento; ele se torna o chefe, ele domina todos os outros. O macaco principal estará no mais alto galho, depois, abaixo dele, estarão os que esperam que ele morra, os que esperam que ele fique velho, de modo que possam pegar o poder, e assim por diante. E, na base, você encontrará os jovens macacos que estão aprendendo os meios de como chegar aos postos mais altos.
Você tem uma mente política. Mente ambiciosa significa mente política – sempre agarrando, cobiçando, juntando, querendo mais e mais, tentando sempre chegar ao topo. E não há nada depois do topo – você simplesmente parece um bobo, sentado lá. Mas não tendo mais para onde ir, você tem de parar. Pare!
O que você vai fazer mesmo que atinja o teto? Tente entender que os sonhos são basicamente uma fuga da gente mesmo. Você diz eu sou  feliz. Você não é. Esse negócio de perseguir sonhos é uma maneira de tentar fugir de si mesmo nos seus sonhos, na sua ambição. Tá certo que todas as culturas nos condicionam a ter um sentimento negativo a nosso próprio respeito, somos solicitados a provar se temos algum valor: ganhe medalhas de ouro nas competições esportivas, obtenha sucesso, dinheiro, poder, prestígio, respeitabilidade.
Prove o seu valor! 
Seu valor não faz parte de você – foi isso que lhe ensinaram. Seu valor tem de ser provado.
Daí resulta um grande conflito, um sentimento enraizado de que “não tenho valor do modo como sou – a não ser que se prove o contrário”.

Mas melhor abandonar essa ideia de uma vez pra sempre. O homem que é feliz é relaxado, ele vive num “deixar-ir”, vive em repouso. Ele desfruta de si mesmo! Ele não está interessado em tornar-se uma outra pessoa, não está interessado em estar em outro lugar. Seu presente está sendo desfrutado, cada um dos seus momentos, por que ele deveria se incomodar tanto com o futuro? Essa expectativa com o amanhã existe apenas para os que não estão conseguindo viver com gosto o presente, nem estão fazendo o que têm que fazer, por isso vivem de esperança – a vida deles é tão sem graça, que o único meio de tolerar é mantendo alguma esperança, esperando que amanhã às coisas sejam diferentes.
Ninguém pode te forçar a despertar, mas não continue se enganando de que você é feliz. Você não é.
E logo, logo, todos os seus sonhos simplesmente deixarão você esgotado, cansado, enfastiado, pois é muito difícil realizar sonhos. Mesmo com todas as bênçãos de todos os santos, eles não podem ser realizados – sonhos são intrinsecamente irrealizáveis. Assim, no final, somente frustração estará em suas mãos. E, se por acaso, apenas por puro acidente, coincidência, algum sonho for realizado, você ficará até mais frustrado do que se ele não fosse realizado, porque, uma vez que ele seja realizado, você verá a futilidade dele.
Somente se você ficar cheio de si, a sua vida terá algum significado, alguma verdade, alguma alegria, alguma celebração. A mente sempre vai de um extremo ao outro – ela nunca para no meio. Parar no meio seria o ideal, mas ela sempre se move de um extremo para o outro.
O pobre quer ser rico, o rico quer ser pobre. Continuamente as pessoas estão pedindo pelo oposto. O oposto parece ser atraente, porque ele é desconhecido pra você. 
 O que são os seus sonhos? Sonhos são coisas que você não experienciou, e você fica ansiando por elas e, lá no fundo, pensando que os outros estão desfrutando todas aquelas coisas. Ninguém está desfrutando nada no mundo   mesmo que tenha bilhões de dólares, isso não fará nenhuma mudança dentro de você. Há somente algumas poucas raras pessoas – elas podem ser contadas nos dedos   que estão desfrutando, mas elas não estão desfrutando alguma coisa. Elas estão desfrutando a existência.
Na vida real há somente um único milagre. E esse é o milagre do acordar e reencontrar um espaço de liberdade e serenidade em seu interior.
Mas se você está feliz com sua miséria, eu não vou mais te perturbar, absolutamente. É a sua vida. Você decide sobre ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário