terça-feira, 8 de agosto de 2017

SENTIMENTO X PENSAMENTO

FALSAS NECESSIDADES


Resultado de imagem para FALSA NECESSIDADE

O seu sentimento e o seu pensamento tornaram-se duas coisas diferentes e esta é a tal neurose básica. 
Aquele seu lado que pensa e aquele seu lado que sente tornaram-se dois e você identifica-se com a parte que pensa e não com a parte que sente. E sentir é mais real do que pensar; sentir é mais natural do que pensar. Você nasce com um coração que sente, mas o pensamento é cultivado, ele é dado a você pela sociedade. E o seu sentimento tornou-se algo na qual você tem que suprimir.
Mesmo quando você diz que sente, você somente pensa que sente. O sentimento tornou-se morto e isso aconteceu por certas razões.
Quando uma criança nasce, ela é um ser sensível: ela sente coisas. Ela não é ainda um ser que pensa. Ela é natural, exatamente igual a qualquer coisa natural na natureza – exatamente como uma árvore ou como um animal. Mas nós começamos a moldá-la, a cultivá-la.
Nenhum animal recebe os condicionamentos culturais como o homem. Ele tem que passar por um treinamento, um condicionamento. Não se permite a ele ser o que quer que ele realmente seja; ele tem que ser moldado segundo um padrão particular. Não é permitido a você ser você mesmo. A sociedade lhe impõe um padrão, um modelo. A cultura lhe dá um certo modelo e forma – o que sobra do seu ser é reprimido. 
A criança tem de reprimir seus sentimentos, porque sem reprimir seus sentimentos ela está sempre atormentada. Quando ela quer chorar, ela não pode chorar porque seus pais não aprovarão. Ela será condenada. Ela não será apreciada, não será amada. Ela não será aceita como ela é. Ela deve se comportar de acordo com uma determinada ideologia, determinados ideais. Somente então ela será amada. O amor não virá para ela como ela é. Ela somente pode ser amada se seguir certas regras. Essas regras são impostas; elas não são naturais.  O ser natural dá lugar a um ser suprimido e aquilo que não é natural, o irreal lhe é imposto.
Esse “irreal” é a sua mente e chega um momento em que a divisão é tão grande que já não se pode mais ultrapassá-la.
Você fica esquecido completamente do que a sua verdadeira natureza foi ou é. 
Você é um falso rosto; o semblante original se perdeu.
E você também receia sentir o original, pois o original pode não ser considerado o mais adequado, poderão se voltar contra você.  
Você, portanto, coloca-se contra a sua natureza real, isto cria uma situação muito neurótica.
Você não sabe o que quer; ignora quais são as suas necessidades reais e autênticas, pois somente um coração que sente pode dar a direção e o significado das suas necessidades reais.
Quando elas são suprimidas, você passa a criar necessidades simbólicas.
Por exemplo, você pode começar a comer cada vez mais, enchendo-se de alimento, e nunca sentir que está satisfeito, mas você tem necessidade de amor, não de comida.
A comida e o amor, entretanto, estão profundamente relacionados. Quando a necessidade de amor não é sentida, ou é suprimida, uma falsa necessidade de comida é criada.
Você pode continuar comendo; posto que a necessidade é falsa, ela jamais poderá ser preenchida. E vivemos entregues a falsas necessidades.
Por isso não há realizações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário