OBSERVAR-SE É UM PROCESSO ETERNO, SEM NENHUM COMEÇO E NENHUM FIM
Começe a observar essa é a maior conquista na espiritualidade, pois o observador em você é a sua própria alma. Mas nunca, por um único momento, pense "Eu já alcancei, peguei", pois esse é o momento em que você erra o alvo.
Observar é um processo eterno; você sempre vai se aprofundando, mas nunca chega ao fim, no qual possa dizer: "Eu já alcancei, peguei". Na verdade, quanto mais fundo você for, mais fica consciente de que entrou num processo eterno, sem nenhum começo e nenhum fim.
Mas as pessoas estão observando somente os outros; elas nunca se importam em observar a si mesmas. Todo mundo está observando - este é o observar mais superficial - o que o outro está fazendo, o que o outro está vestindo, como ele aparenta.
...Todo mundo está observando; o observar não é uma coisa nova a ser introduzida em sua vida. Ele apenas precisa ser aprofundado, tirar dos outros e direcionar aos seus próprios sentimentos interiores, pensamentos, estados de ânimo e, finalmente, ao próprio observador.
...Use essa energia da observação para sua transformação. Isso pode trazer para você tanta coisa boa, tanta bênção que você nem pode imaginar. E é imensamente significativo, pois nesse próprio encontrar, você encontrará imensa alegria. E porque é o seu próprio encontrar, e não algum ritual imposto sobre você.
Quanto mais fundo você entrar, mais feliz você se sentirá - tranquilo, mais integrado.
Quanto mais fundo você entrar, mais feliz você se sentirá - tranquilo, mais integrado.
Todos vocês conhecem o observar, então, não se trata de aprender; é apenas uma questão de mudar o objeto de observação; faça isso.
Observe o seu corpo e você ficará surpreso. Posso caminhar sem consciência e posso caminhar com consciência. Você não perceberá a diferença, mas eu posso sentir a diferença. Você pode caminhar estando atento a cada passo; isso, por exemplo, lhe dará todo o benefício que o caminhar pode lhe dar como exercício.
...Você não deveria deixar passar inconscientemente nem mesmo um único momento. A observação afiará a sua consciência. Essa é a religião essencial, e tudo o mais importa menos.
...se você puder fazer somente a observação, nada mais é necessário.
Nesse caso é fazer a religião tão simples quanto possível. Todas as religiões fizeram justamente o oposto: elas fizeram as coisas muito complexas, tão complexas que as pessoas acabam se perdendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário