quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

FASE DE TRANSIÇÃO

ENVELHESCÊNCIA ......  EIS-ME AQUI



Pode-se dizer que essa é a mais nova fase do desenvolvimento dos tempos modernos, trata-se de um fenômeno.
Fazendo uma analogia, adolescência e envelhescência, são fases preparatórias e guardam semelhanças empiricamente verificáveis que atestam sua existência real, ainda que não reconhecida pela medicina e a psicologia.
A lista de comportamentos mais ou menos comuns a adolescentes e envelhescentes é hilária e assim como é difícil entender os adolescentes ... Também é difícil entender os envelhescentes... 
Nem eu acredito na disposição exibida para encarar os exercícios com tamanho vigor, quando você olha de longe jura que é um novinho que vem vindo lá, mas quando se aproxima vê que é um envelhescente e mais um e mais um e depois mais um, são muitos, estão bombando por toda parte.
Quem costuma correr na rua ou participar de provas é testemunha do grande número de pessoas acima dos 60 anos, tem de 50, 70, 80 em ótima forma física. Percebo que o interesse desse pessoal é maior a cada dia, além de fiéis a atividade escolhida é impressionante a disposição com que a praticam. Como dizem que a envelhescência começa aos 45 anos e se estende até aos 65, descobri que já sou uma envelhescente : ano que vem faço 46 anos. Mas já há algum tempo vinha sentindo os primeiros sinais da envelhescência sem, no entanto, me dar conta do que se tratava. Agora estou mais tranqüila. Não é tara, mania ou doença - é só a envelhescência . Achei ótimo. A maturidade é um troço muito chato. É bom saber que está acabando. Ou melhor, alcançando uma fase em que os óculos e os cabelos grisalhos me trarão uma impunidade respeitável que tornará todos os crimes perdoáveis, um problema seríssimo. 
O menino está louco para se tornar adolescente; o adolescente não vê a hora de se tornar adulto. Só o adulto foge da velhice como o diabo da cruz. Ou melhor, fugia. Para as mulheres então, a envelhescência é um achado. Acabou aquele papo de menopausa, de "Ah! Estou ficando velha...". Nada! É só a chegada do que, pelo visto, pode ser a melhor fase da vida, aquela em que se pode aplicar sem medo ou culpa um sonoro "E daí?" para cada falso problema que surge.
Sabe o que acontece é que o corpo quer envelhece mas a mente não deixa....é só isso!


ROSANE

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

FAMÍLIA VIVENDO E APRENDENDO

RESPONSÁVEIS SIM....... CULPADOS  NUNCA



Estava pensando no andamento das festas de fim de ano. Todo mês de dezembro é a mesma história, sempre nos organizamos para juntar a família e confraternizar o Natal. Pais e filhos, avós, tios.... celebram todos juntos a data. Mas, como fica a situação quando os pais se separam? Pais separados, meios irmãos, madrastas e padrastos... A configuração familiar hoje para muitos é outra e a organização para as festas de final de ano também.
Creio que para os pais é tão difícil quanto para os filhos, porque a situação da separação, seja amigável ou não, de qualquer forma implica em perdas pra todo mundo, e dependendo de como era a convivência, isto é, o papel que cada um ocupava antes do rompimento, vai afetar diretamente o relacionamento posterior, o trato entre eles. Por exemplo: Se o pai já não era muito presente, se torna totalmente ausente. Se a mãe já era protetora, do tipo que resolve tudo, vira super mãe. Se o pai era apegado aos filhos, se torna pegajoso etc.
É como se colocasse uma "lente de aumento" movida pelas inseguranças, dores e ressentimentos que essa situação (separados), gerou sobre cada um dos ex. E por isso a necessidade de compensar aquilo tudo o que foi perdido. É mais ou menos como se alguém tivesse morrido e as pessoas ainda estivessem de luto, muito presas ao que passou. Não vislumbram o que ganharam muitas vezes  e ainda estão olhando para o que perderam, então tentam compensar a si e aos outros.
Outra questão é que mesmo que a separação do casal  seja amigável, ela normalmente é vista como um fracasso familiar na qual os ex são "culpados" . A consequência dessa visão deformada muitas vezes é a eliminação dos dois papéis ao invés de um só. Sabemos que com a separação cessa de fato o papel de marido e mulher mas nunca o de pai/mãe. Os pais se perdem na hora de desempenhar sua função e se denunciam em situações compensatórias com os filhos ao, por exemplo, presentear demais os filhos ou ao proteger o filho o máximo possível para que ele escolha estar sempre junto, etc.
Além disso tem também a questão de achar que os filhos estão marcados por um desfavorecimento no mundo em relação aos outros que têm seus pais convivendo juntos.
Essa confusão toda dura algum tempo e vai perdurar ou não dependendo de como essa nova família vai se estruturar e assumir a nova realidade. Portanto, os ex são responsáveis pela separação e não culpados dela, como se fosse um erro  inseparável do erro de terem um dia se escolhido.
A responsabilidade pela separação e por suas consequências não determina prejuízo para os filhos, mas a culpa dos pais, esta sim, torna-se um peso para eles, pois percebem e sentem a insatisfação e a confusão que seus pais estão imersos e, assim, a culpa dos filhos acaba sendo cada vez mais alimentada.
Como portadora de boas notícias que sou, vejo que com tempo, esforço e paciência, algumas famílias conseguem, sim, ir se entendendo aqui, se adaptando ali e terminam o ano como tem que ser: unidos. 
Então, façamos tudo sempre de forma pacífica e, de preferência, sem afetar ninguém para que todos tenham um Natal feliz e sem percalços. Basta focar no bom senso!
....Vamos refletindo...devagar e sempre!


ROSANE

sábado, 20 de dezembro de 2014

NATAL- FINADOS

POR QUE AS PESSOAS FICAM TRISTES NO NATAL?  - *SORRIA*

Algumas pessoas confundem o Natal com o Dia de Finados... Algumas pessoas ficam tristes no Natal porque se lembram dos entes queridos que não estão mais ali. Olham para as mesas, as comidas, a árvore de Natal e só conseguem lembrar de festas antigas, onde a casa estava cheia, os filhos eram pequenos e a vida era mais simples. Vai passando o tempo e as pessoas ficam com essa coisa, essa doença de fim de ano que se chama Antigamente-que-o-Natal-era-bom, e ficam suspirando na mesa com saudade de outros tempos, outras épocas. Poderíamos chamar isso de um Natal-Finados. Um Natal em que as pessoas ficam todas tão preocupadas com as perdas que não notam o encanto das crianças com o Papai Noel, nem a graça de mais uma vez reunir os vivos e aproveitar, agora, quem está ali. 
Algumas tantas outras pessoas perdem o sentido de Natal e por isso não sabem mais se ficam alegres ou tristes nessa época. Elas ficam assistindo àquela alegria de plástico que tem na televisão, uma alegria de Loja de Departamentos que não tem nada a ver com o Natal, tudo para vender coisas. 
Aquele marketing todo para as pessoas confundirem o Natal com os presentes, o que também é uma bobagem. Isso também deixa as pessoas muito tristes, porque elas olham aquelas pessoas rindo, as famílias numerosas e felizes, as mulheres lindas e maravilhosas, os homens lindos e seguros de si, e envoltas a outra realidade pensam que os outros tem um Natal muito melhor do que o delas. 
Sabe, tem gente que nem lembra que o Natal comemora o nascimento de Jesus. Olham para o Presépio e acham que é um enfeite folclórico, com uma criança cercada de vacas e ovelhas. É desse jeito que as pessoas perdem o sentido de Natal e ficam meio entristecidas . E você sabe qual é uma das maiores graças do Natal?
Esperar por ele. É uma delícia esperar pela festa, e o Natal já está bem pertinho...
A todos boas festas e que o ano de 2015 seja repleto de paz, saúde e de realizações!!!


ROSANE

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

SOCIEDADE ESCRAVIZADA

LIGADOS NO PILOTO AUTOMÁTICO - O DRAMA DOS PAIS QUE ESQUECEM OS FILHOS 



É de dar medo! Os casos de crianças que são esquecidas em carros estão se tornando assustadoramente mais frequentes. Só nesses últimos dias já foram noticiados três casos diferentes (SP, BH e RJ) de crianças que morreram asfixiadas após passarem horas esquecidas dentro de carros. Duas delas deixadas pelos próprios pais. E por que será que tem acontecido cada vez mais?
Não dá pra gente cair de pau em cima desses pais, não tendo dó nem piedade, não dá pra dizer que todas essas pessoas não amavam seus bebês tanto quanto a gente, não sofreram ou não vão sofrer para o resto da vida as consequências de sua distração. Só dá pra supor que isso é reflexo da atual conjuntura, dessa vida alucinada que levamos. 
Parece que vivemos programados e viramos robôs até para cuidar dos nossos filhos. Os pais dão comida, banho, trocam os filhos sempre pensando em outras coisas. Fazem tudo isso com a cabeça cheia e com o celular na mão e querem fazer um minuto ter mais do que 60 segundos. 
Me parece que simplesmente as pessoas estão assumindo mais compromissos do que podem. Simplesmente colocam o filho no carro como se fosse uma mala e despacham. 
Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo e filho precisa ser em primeiro lugar. O que vemos é que os filhos, o amor, são os últimos da fila. Cheguei a conclusão que o trabalho e a tecnologia escravizam cada vez mais a sociedade e que precisamos parar um pouco, ou seja, os pais precisam “desconectar para conectar com seus filhos e com sua família”.


ROSANE

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A LEI É SER FELIZ

E PELA MINHA LEI A GENTE ERA OBRIGADO A SER FELIZ ...



Movimento +Feliz

Cadê a lei que obriga a gente a ser feliz. Cadê?
É isso mesmo. Felicidade agora há de virar lei. Já não era sem tempo, dirá João. Pois é, igualzinho à música João e Maria, de Chico Buarque. 
É de grande relevância protocolar em algum artigo da "Constituição" da sua vida, entre as garantias sociais, o direito de ser feliz. Na verdade, esse direito já foi constituído há muito tempo, é nosso direito de nascença e por herança , mas acho que algumas pessoas ignoram o fato e passam a vida a seguir as conveniências do mundo tornando-se meros atores representando papéis . Nesse sem rumo ficam perdidos, não sabem mais quem são, o que querem, do que gostam, de onde vieram nem pra onde vão, ficam completamente "fora de si", com coração e mente atordoados. 
É fato que desde muito cedo a gente é ensinada a mergulhar no mundo dos interesses pessoais e das conveniências, acenando como prêmio o amor de todos, a aceitação da sociedade. Essa é a grande ilusão vendida . Porque só é verdadeiramente aceito quem expressa a sua verdade, quem se permite ouvir e obedecer àquela voz lá de dentro.
Ainda não contei direitinho a vocês, mas o direito de ser feliz que temos de nascença, obtida por herança natural é a paz. 
Para gozar do direito natural de ser feliz é preciso estar em paz e impor essa paz. Isso é praticar seu poder pessoal com responsabilidade divina. Essa é a minha lei, que tem adesão de todos os felizes.

"BENDITO OS DIAS EM QUE A GENTE SE DESDOBRA E VEM REPLETO DE PRAZERES EM VÃO"  (autor desconhecido)


ROSANE

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

ESPECIAL ROBERTO CARLOS

ESSE É O CARA 



O Rei quase não dá a oportunidade para a crítica. Ouvi-lo criticamente é quase uma heresia, pois ele emana sempre o bem e o amor. Quem pode ser contra as tantas emoções?... É o argumento de quem o declara Rei. 
Roberto Carlos canta e compõe há anos com o compromisso de levar o melhor sentimento para seu público, com o intuito de tocar sentimentalmente os corações. Ele canta, encanta. Suas músicas “fecham” sempre todas as questões sentimentais, com uma esperança de amor melô cheio de boas intenções ingênuas. Com as músicas dele, nossos sentimentos tendem sempre a ser “sinceros”, Roberto Carlos emociona. 
Já fui ao show.... ele é carismático, engraçado, espirituoso, tem uma presença de palco marcante, interage com a plateia e a domina. De um jeito difícil de explicar. Eu, sinceramente, não consigo entender o fascínio que ele exerce sobre as pessoas, porque ele não é jovem, não é um galã de cinema, não tem uma voz deslumbrante e atualmente lança pouquíssimas músicas inéditas a cada ano, as vezes não lança nenhuma. Mas ele tem estrela. Tem carisma. Tem alguma coisa que não sei bem, mas que só ele parece ter, pra exercer tanto fascínio. Você vê pessoas chorando, pessoas entusiasmadas, pessoas felizes, pessoas encantadas. Alguns fazem declarações, outros gritam, alguns seguram cartazes, outros fazem coreografias. Tudo igual e, surpreendentemente, muito diferente de outros shows que já fui, não eram fãs as pessoas que estavam na plateia, eram súditos. Disciplinados, educados, participativos. Eram velhos e jovens, homens e mulheres, cantando em uma só voz TODAS as músicas. E volto a dizer: eu não sei explicar. Mas me faz entender o porquê ele é chamado de Rei. 
Tem muita gente que considera Roberto Carlos brega, mas é um dos raros artistas brasileiros que não comporta nenhum rótulo. Não é brega, não é chique, não é antigo, não é moderno: RC é um clássico. 
Bom, tô falando nele apenas pra render minha própria homenagem. Mas sério: homenagem mais que merecida. O cara tem canções bonitas demais.

ROSANE


terça-feira, 16 de dezembro de 2014

OS FILHOS DA CIÊNCIA

REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA TODA SORTE DE PROBLEMAS



Sabemos que a reprodução humana assistida é uma realidade vivenciada não só pela sociedade brasileira mas também em outros países, e que hoje a medicina oferece inúmeras alternativas para quem deseja ter um filho, mas tem problemas de esterilidade, e sabemos também que não é difícil encontrar quem tenha feito procedimentos como inseminação artificial ou fertilização in vitro para realizar esse sonho.
O negócio está tão avançado que hoje é possível escolher o sexo do bebê e até características físicas. Isso me lembra a fábula futurista "O Admirável Mundo Novo", escrito por Aldous Huxley, na qual cultiva-se a ideia de que os homens podem ter um domínio total sobre a existência dos outros, a ponto de programarem a sua identidade biológica. 
Isso é muito mais complexo do que parece! Veja. 
Muitos homens são doadores de sêmen, mas poucos têm um sêmen "ideal". Ele pode conter traços genéticos indesejados e outras "impurezas", logo uma amostra do bom se valoriza e é muito usada pelo banco que fornece para inseminação artificial. Daí se temer que um número inestimável de meios-irmãos, ou seja, filhos do mesmo pai com dezenas, centenas ou milhares de mães, já esteja circulando por aí, correndo até o risco de virem a casar-se entre si. Não sei se há exagero nisso, mas, se houver, não deverá ser muito, porque existem os possíveis prejudicados, evidentemente entre os pais de filhos gerados por sêmen de doadores anônimos. Também não sei em que medidas concretas isso vai dar - talvez a exigência de que os noivos façam sempre testes de DNA, para ver se não são irmãos ou filho um de outro, embora eu não creia que isso evite grandes traumas e mesmo tragédias.
É possível que seja mera implicância minha, mero apego a valores destituídos de fundamentos sólidos, mas não acho certo esse negócio de o sujeito ter milhares de filhos, é muito estranho. Não creio que haja muitos homens que, depois de pensarem um pouco, gostem da ideia de ter filhos seus anonimamente espalhados por aí, quando o impulso que antigamente era tido como natural seria conhecê-los, conviver com eles, aprender com eles e, enfim, ter a relação que a maior parte dos pais quer ter com os filhos. Compreendo quem queira gerar um filho por inseminação artificial, mas creio que os critérios, a começar pela própria área médica, poderiam ser revistos, porque assim chega a parecer coisa de gado, de animais criados quase em moldes industriais.
Mas nada deverá ser revisto, a não ser na direção oposta. Alegam-se impedimentos éticos e legais para a realização de certos experimentos com seres humanos, mas nada de fato impede que eles venham sendo feitos, pois há muita glória e, principalmente, dinheiro, envolvidos nesse campo. E os cientistas não contam com canalhas e possíveis delinquentes em seu meio. Há tantos carreiristas mal intencionados entre eles quanto na sociedade maior de que são parte.......vide ROGER ABDELMASSIH 
Não sei em que escala isso já se dá, mas como já disse é possível, por exemplo, escolher o sexo do bebê a resultar da inseminação. Em breve, quem sabe se essa escolha não virará rotina, ou até obrigação, por força de alguma lei que pretenda regular a composição demográfica do País? Onde ter filhas dê prejuízo (como nos casos em que o pai precisa oferecer um dote), o sexo preferido vai ser o masculino. E os países que produzirão meninas adolescentes para exportação?
Isso para não falar nas exigências de cotas para profissões, tipos físicos, cores da pele, vocações, opções sexuais e assim por diante. E, finalmente, talvez mais cedo do que se espere, a Polícia Federal executará a Operação Cromossomo, com a prisão de vários implicados na adulteração e falsificação de gente. Mas ninguém vai ficar na cadeia....
E aí? Concordam comigo que esse admirável mundo novo é de arrepiar o cabelo do careca.....Que é muito problema pra administrar?

ROSANE

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O PSEUDO-MÉDICO * SOBRE ABDELMASSIH

FAZ O QUE COM CARA DESSES!



Venho aqui lançar uma dúvida, esperando que vocês me ajudem a encontrar uma resposta que não tenho. O assunto é Roger Abdelmassih.
Recapitulando a história, Roger Abdelmassih foi um médico famoso, especializado em reprodução humana. Atendia em seu consultório dezenas de famosas e foi um dos pioneiros na fertilização in vitro no Brasil. Famosos MESMO, desde a esposa do jogador de futebol mais famoso do mundo até a esposa de um ex-Presidente da República.
Ele foi acusado de abusar sexualmente de suas vítimas enquanto elas estavam sob efeito de sedativos. Li que não contente em estuprar pacientes sedadas, incapazes de se mover, mas capazes de sentir o que estava acontecendo, Roger Abdelmassih deixou um toque pessoal nas fertilizações que fez, e não foram poucas. Gradativamente as mães que o procuraram para fazer inseminação artificial estão descobrindo, décadas depois, que seus filhos não são de seus maridos. Muitas preferem nem saber, outras não falar, mas há um grupo que está denunciando abertamente. Uma grande incógnita tenebrosa paira na vida de quem já foi paciente dele. Ontem assistindo ao Fantástico estava vendo mais um escândalo envolvendo o médico que hoje é reconhecido como monstro. Agora se trata do sumiço dos embriões deixados na clínica por mulheres que sofreram abuso sexual e fugiram do ex-médico. As mulheres agora vivem o drama de imaginar o que será que aconteceu com os embriões delas. Será que foram implantados em outras mulheres? Será que os bebês nasceram em outras famílias?
Diante dessa brevíssima exposição da história, muito pouco diante de tudo que já li da versão nua e crua , pergunto a vocês: faz o que com um cara desses?
Lógico que o primeiro impulso de todos nós é querer matar uma pessoa assim. O grau de monstruosidade do que ele fez leva a presumir que seja uma pessoa irrecuperável. Não me parece humano alguém que se comporta assim. Em todo caso, independente do que eu acho, a própria ciência é unânime em dizer que psicopatia não tem tratamento. 
Aí você começa a pensar nas alternativas possíveis pra tirar um sujeito desses de vez de circulação do planeta. Bom, matar não dá; prisão perpétua não pode, porque a Constituição proíbe. Então o que fazer hoje, no Brasil, com um sujeito desses? Seria um consolo pra nós pensar que com a idade avançada e com a pena enorme, ele ficaria preso até morrer. Mas já vi gente do mesmo naipe que ele saindo rapidamente e, o que é pior, saindo afirmando que voltaria a cometer os mesmos crimes. Daí volta ao início e só me vem a opção de morte na cabeça mesmo, não consigo pensar em nada além disso. Alguém consegue pensar numa solução que puna de forma eficiente esse homem tão perverso?
Desculpa, hoje não tem resposta para vocês no meu texto. Apenas pergunta: o que fazer com uma pessoa dessas?

..... Um adendo: Quem aposta nesse negócio de fecundação artificial humana tá sujeito a toda sorte de problemas, mas isso é assunto para outro Post!



ROSANE

domingo, 14 de dezembro de 2014

O AMOR INCONDICIONAL EM AÇÃO

A NOVA FÓRMULA DO AMOR.....JÁ ENCONTREI !


Imagens - Imagens Lindas de Amor

A ideia de uma pessoa ser o remédio para nossa felicidade, que nasceu com o romantismo está fadada a desaparecer. O amor romântico parte da premissa de que somos uma fração e precisamos encontrar nossa outra metade para nos sentirmos completos. Quem nunca ouviu a expressão "preciso encontrar a metade da minha laranja"? Frase dita sempre por alguém que busca encontrar um amor que considera ideal.....mas pera aí, a metade de uma laranja é a outra metade da própria laranja! Logo a nova fórmula do amor é o amor de duas pessoas inteiras. 
As boas relações afetivas são ótimas, são muito parecidas com o ficar sozinho. Relações de dominação e de concessões exageradas é coisa dos antigos sem noção. Cada cérebro é único. Nosso modo de pensar e agir não serve de referência para avaliar ninguém.
Entender que ninguém é responsável pela felicidade de ninguém e que consequentemente ninguém é pela sua, é libertador. Conheço pessoas que não suportam a ideia de ficarem sós. Como se o sentido de suas vidas estivesse baseado na companhia de alguém.
Pois saibam que é sozinho que se entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro de nós mesmos, e não a partir do outro. E que ao perceber isso nos tornamos menos críticos e mais compreensivos quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser do nosso próximo. E saibam também que quando tudo isso acontecer, foi inaugurado em sua vida e entrou em ação o amor incondicional. E parabéns, você também encontrou a nova fórmula do amor!  Amar incondicionalmente não é difícil, não é um bicho-de-sete-cabeças com o qual temos de travar uma dura batalha até chegar ao prêmio final, é simples, basta ser e deixar ser.
Costumo dizer que ficar sozinho é bom, o ruim é ficar vazio, esvaziar-se de si mesmo. Isso é uma doença e se você sofre de tal mal, você sofrerá dentro de um claustro ou no Maracanã lotado; num velório ou numa reunião alegre de família, num domingo de sol. É algo a ser resolvido dentro de nós mesmos, e penso que os outros não têm nada a ver com isso!


ROSANE

sábado, 13 de dezembro de 2014

CORRUPTÔMETRO

EVOLUINDO EM MARCHA RÉ



Estamos sempre em meio a um turbilhão de escândalos públicos, o que tem sido uma situação constante desde sempre. Como no dito popular vivemos na “casa da mãe Joana”.
Sem querer exagerar, se você procurar na bíblia já tem lá considerações acerca deste mal humano. Há uns TRÊS mil e quinhentos anos, se não me engano, a Lei de Moisés condenou o suborno. No decorrer dos séculos, desde então, têm proliferado leis contra a corrupção. Mas a legislação não tem conseguido refrear a corrupção. Milhões de subornos trocam de mãos todos os dias, e bilhões de pessoas sofrem as consequências disso.
Confabulando.....Por que preferem algumas pessoas serem corruptas em vez de honestas? No caso dos que têm esse perfil, ser corruptas pode ser o modo mais fácil, ou mesmo o único modo, de conseguirem o que querem. Às vezes, um suborno pode ser o meio conveniente de evitar uma punição. Ao passo que a corrupção aumenta vertiginosamente, ela se torna cada vez mais aceitável, até chega a parecer um modo de vida . 
A corrupção tem ficado tão generalizada e tão sofisticada, que ameaça minar a própria estrutura da sociedade. Quando se suborna a pessoa certa, consegue-se passar em exames, obter carteira de motorista, fechar um contrato ou ganhar uma causa jurídica...Oh que perigo! 
A mesma corrupção, já institucionalizada, também aparece sutilmente nas relações, como por exemplo, naquele tal jeitinho brasileiro da "camaradagem"; em casa, naqueles "acertos" prévios, quando os pais presenteiam os filhos se tirarem notas altas.... ; a famosa Lei de Gerson ("Porque importante é levar vantagem em tudo".....lembram?) e por aí vai...
Na minha visão a corrupção estaria bem mais próxima dos transtornos morais, como a personalidade sociopática, por exemplo. Uma pessoa corrupta rouba de pessoas que precisam muito, têm uma ambição sem limite, são indiferentes ao sofrimento que estão causando ao outro, são extremamente egocêntricas e não sentem culpa alguma. E é um pouco forçado, para mim, acreditar que essa pessoa é saudável, pois isso tudo me parece um tanto fora do normal. Pensando assim, na minha humilde opinião, duas forças poderosas agem no caráter dos corruptos: o egoísmo e a ganância. Por causa do egoísmo, os corruptos fecham os olhos ao sofrimento que sua corrupção causa a outros, e eles justificam o suborno simplesmente porque tiram proveito dele. Quanto mais benefícios materiais derivam, tanto mais gananciosos se tornam esses praticantes da corrupção. Admite-se que a ganância pode ser boa para ganhar dinheiro, mas quem a tem normalmente fecha os olhos à corrupção e à ilegalidade. Isso tudo me parece ser a engrenagem dessa perversão. 
Tudo operando pra acabar com sossego e a ordem geral dessa nação. 
Amigos, tenho a dizer....... é sinistro!


ROSANE

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

RECEITA DE ANO NOVO

Então é natal e... AI MEU DEUS O QUE VOCÊ FEZ???

"Então é Natal... E o que você fez? O ano termina e nasce outra vez. Então é Natal... A festa cristã do velho e do novo, do amor como um todo. Então bom Natal e Ano Novo também. Que seja feliz quem souber o que é o bem!"........ Essa música foi composta há muito tempo por John Lennon e Yoko Ono, conhecida e cantada pelo mundo todo nesta época "mágica" em que comemoramos o Natal e o Ano Novo.
Eu posso responder o que você faz em todos os Natais, com poucas probabilidades de erro. Você enfeitou a casa com motivos temáticos, enviou felicitações de Natal para os mais distantes, com certa alegria, porque de maneira rápida cumpriu-se o protocolo, comprou presentes para os membros da família mais próximos, e também comprou todos os ingredientes da lista para a ceia, além de uvas, panetones, tender, nozes e afins. Comprou também refrigerantes, vinhos, champagne, e cervejas. E mais alguma coisa que sempre é acrescentado ao final da lista. Fora toda essa praxe, estando muito próximo, agora, das festas, as campanhas, propagandas e músicas nos remetem a reflexões sobre ser melhor com nós mesmos e com os outros. Reforçam que sempre podemos ser melhores... melhores no amor, melhores em tudo!
Então nossa pergunta deve ser: O que fizemos? O que estamos fazendo para ser da melhor maneira possível? Será que já começamos nossa reforma íntima? Será que já entendemos e aceitamos que a vida que realmente a gente quer viver só existe nos nossos sonhos? Será que aprendemos o desapego? Não apenas o desapego material, mas dos nossos vícios cotidianos como orgulho, vaidade, ambição desmedida, prepotência...e tantos outros ainda . Vale uma reflexão!
....Ano Novo e vida velha não, né pessoal! Começar o ano novo com a mesma correria do ano anterior e entregar-se à mesma rotina estafante do dia-a-dia, tendo em mente as mesmas promessas da passagem de ano de sempre, sem tomar controle da situação... não dá! Sou fã e concordo com o verso do poeta Carlos Drummond de Andrade intitulado Receita de Ano Novo que diz “Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”. Drummond tem muita razão: despertar o ano novo que cochila em você é o pulo do gato, mesmo porque não podemos permanecer em sono profundo ad aeternum pela vida, ano após ano..... isso é suicídio. 
Boas festas e boas férias!


ROSANE

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

VAI ENCARAR ?

CUTUCANDO OS DEPRIMIDOS



A depressão pode ser gerada por desequilíbrio químico ou não. Mas a questão é: o que detona esse desequilíbrio (químico ou não)? O que faz você perder o equilíbrio a ponto de detonar uma depressão? Se você tem a dita, é hora de encarar a fera. Pra começar, é bom combater de cara os comportamentos negativos que perpetuam o seu baixo-astral.
Esse mal de fato tem acometido muitas pessoas: a depressão, aquela incapacidade que o indivíduo tem de conseguir ficar bem.
A grande maioria das depressões,  é crônica. Por mais que a pessoa queira sair do seu constante baixo-astral, a situação está tão automatizada e tão mecanizada que chega até a influenciar os componentes químicos do cérebro do indivíduo. Seja como for, se esse é o seu caso, há sempre um modo de sair. Esse modo vai depender do que você vai fazer a respeito. É, gente, porque algumas pessoas saem por aí com a cara pra baixo,  atraindo a atenção de todo mundo, e de alguma forma se sentem recompensadas com a atenção alheia. Resultado: alimentam a depressão. Agora eu lhe pergunto: Será que você não dá corda pra isso? Pense a respeito. Passemos para outra questão: como será que você se deprime? É isso mesmo, estou cutucando você porque estamos aqui para assumir a nossa responsabilidade. A sua responsabilidade. Afinal de contas, somente você pode movimentar seus conteúdos para modificar-se e, assim, ficar bem. Não se sinta culpada. Não estou aqui para isso.Talvez você tenha interagido muito com pessoas que adoravam ser a rainha das tragédias, a vítima. E se deixou influenciar. Coitadinho de mim!! É, pessoal, depressão tem tudo a ver com o coitado de mim. "Coitado de mim, não tenho o amor que eu queria, como eu queria..." "Coitado de mim, não tenho situação financeira, emprego, amizades, as oportunidades que eu tanto queria..." Aliás, o coitado de mim é natural no ser humano. Cada um conta a sua história. Mas, no final, todo mundo acaba no pobre de mim. O pobre de mim é aquela criatura que não tem potencial, está sempre triste, negativa e desanimada. Algumas, por isso, passam a ser capacho das outras, esperando muito pouco. Outras se magoam com facilidade, não se dão forças e são frágeis. Você sabe, né, por mais que você seja frágil, a vida cobra igual de todo mundo! E nós somos chamados a encarar uma série de desafios. Não tem jeito! E esse sujeito frágil, diante de uma situação difícil, se torna dramático, se recolhe e se deprime mais. Depressão também sempre envolve raiva. "Raiva das pessoas que me fizeram me sentir um pobre coitado." "Raiva daqueles que me humilharam ou que não me deram as facilidades que eu queria." Como a gente quer facilidade na vida, né, gente? É, depressivo também é mimado. E outra, viu: não existe no mundo ninguém que não tenha sido provocado. Aqui ou ali, de uma forma ou de outra, todo mundo é exigido, é desafiado, é afrontado. Quem teve momentos melhores é porque saiu, buscou e conquistou. Já percebeu como as pessoas muito mimadas se super protegem? Não é esse o seu caso? Está na hora de olhar o que você está fazendo com você!



ROSANE

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

SOBRE DEUS

REAFIRMANDO A EXISTÊNCIA DE DEUS



Alguém aí pensa no ar? ....Provavelmente ninguém está pensando no ar que respira. E, no entanto, todos nós o estamos respirando. O ar é a nossa vida e não precisamos pensar nele nem dizer o seu nome para que ele nos dê vida. Mas o homem que se afoga no fundo das águas só pensa no ar. Deus é assim. Não é preciso pensar nele e pronunciar o seu nome o tempo todo. Ao contrário, quando se pensa Nele o tempo todo é porque está se afogando… “Que desejamos para os nossos filhos? Que eles sejam felizes. Sorrimos ao vê-los por aí a correr, a pular, a cantar, a brincar, pensando nas coisas de criança. Mas enquanto brincam e riem eles não ficam pensando em nós. Se um filho ao se levantar viesse até você e o elogiasse, e agradecesse porque você lhe deu a vida e jurasse amor para sempre, e fizesse a mesma coisa na hora do almoço, e repetisse os mesmos gestos e palavras ao meio da tarde, e de noite fizesse tudo de novo, suspeitaríamos de que alguma coisa não está bem com aquele filho. O que desejamos é que eles possam gozar a vida sem pensar em nós. Quem pensa demais e fala demais sobre Deus, pode ser porque, não o está respirando. 
Deus é como o vento. Sentimos, mas não sabemos de onde vem nem para onde vai. Portanto, Deus mora em você. Isso é o fenômeno da presença, que é a consciência do espírito em você. Isso é estar na presença divina de Deus. Então...aceita que você é a casa onde Deus mora...... AMÉM!


ROSANE 




terça-feira, 9 de dezembro de 2014

OCUPAÇÃO X DESOCUPAÇÃO

MARCHA DA VIDA

É preciso talento para ter sucesso no tempo da ocupação, e mais ainda  no tempo da desocupação. Digo a vocês que é possível viver sem ocupação, o que não dá  é viver  sem projeto.
Os anos de trabalho com todas as atividades repetidas diariamente passam desapercebidas, invisíveis e alienadas, a gente entra no piloto automático. Durante anos você supera os obstáculos de todo jovem, busca adquirir uma casa, casamento, nascimento de filhos e enfrenta várias perdas significativas. Sua vida viaja como trem montado no trilho. Até o dia em que para de trabalhar, sem novas estações a sua frente. Só parou o trabalho, não o mundo, que durante esse período continuou girando sobre seu eixo, mesmo dando a impressão de estar parado no mesmo lugar. Chegadas e partidas  confirmam a passagem pela vida e a cada tempo novas estações exigem parâmetros diferentes. Novas estações exigem novas paixões, empolgações e pressas. Os dias sem horários rígidos dão a impressão  que sobram horas. Isso é falso. O tempo nunca sobra, continua - como sempre - valendo muito, porque há pouco.
O tempo livre exige dedicação, enquanto o tempo ocupado aceita miragens, permite driblar a angústia existencial,  esquecer  culpa e pesares, inclusive permite  ficar suspenso na própria história, que adquire sentido apenas com o cumprimento do dever. Os desocupados trabalham menos, mas, em compensação, precisam pensar mais.... Muito mais! 


ROSANE

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

MULHERES APAIXONADAS

A ILUSÃO DOS AMORES PERFEITOS  -  QUANTO MAIOR A ILUSÃO....MAIOR A DESILUSÃO!



Estava vendo a reportagem no fantástico de duas psicólogas que eram mulheres bem-sucedidas, profissionais respeitadas, inteligentes, e com mais uma coisa em comum: caíram no golpe do estrangeiro gamado, que como estratégia as seduziam se mostrando verdadeiros príncipes encantados . Os golpistas usam a internet a procura de mulheres carentes para as envolver e depois tirar dinheiro das já apaixonadas e por conseguinte cegas e loucas varridas. 
Por mais inteligente, bem sucedida, psicologa... que você seja, a sua afetividade pode te trair. Podemos considerar as emoções, os sentimentos e as paixões como fragilidades da alma, que só poderão ser vencidas se transformadas em ideias claras e distintas. Desse modo, a ideia se distingue apenas racionalmente da emoção. 
Os amores perfeitos são amores idealizados que só existem na mente dos que os idealizam. Alguém que procura se relacionar com o que idealizou está trocando a realidade por sua ilusão mental. Está confundindo realidade com fantasia.
Essas e muitas outras mulheres que procuram amores perfeitos, sejam eles virtuais ou não, são pessoas que por trás de seus afetos desejam ter relacionamentos onde nada é imperfeito, amores que façam jus a tudo que um dia elas pensaram em suas solicitações de amor ideal - aquelas descritas por elas como amor. Nessa busca incessante, sem jamais encontrar ... vem a inevitável carência, que as tornam absolutamente vulneráveis a esse tipo de golpe.
Me parece que as pessoas têm sede de amor. O problema é que raramente querem ser fonte. E nessa engrenagem há muita gente infeliz. Então corre-se de um lado para o outro, alguns tentando achar compensação no âmbito profissional, outros em religiões, crenças e seitas. A internet também faz parte desse mundo, possibilitando buscas além das fronteiras, sem limites pra sonhar. Enfim, procuram-se amores, amizades e certezas de que alguma coisa ainda existe capaz de compensar a falta de afeto. E enganam-se... existe uma vida real!


ROSANE

domingo, 7 de dezembro de 2014

ORAÇÃO REFORMULADA

UMA ORAÇÃO CONTEMPORÂNEA

                                                                                   
      
Que a gente possa valorizar o fato de ter nascido, e que possamos perceber, o quanto antes, que não basta rezar meia dúzia de Pai-Nosso para quitar as falhas que cometemos diariamente. Esta é uma forma inerte de ser bom. O sagrado está em nós mesmos e se manifesta em nossos atos de boa fé e generosidade, frutos de uma percepção mais elaborada da vida, e não do acaso.
Que estejamos abertos, se não escancaradamente, ao menos um pouco mais, de forma que dê pra receber o que a vida dá.
Que tenhamos com a morte uma relação amistosa, já que ela não é apenas portadora de más notícias. Ela também ensina que não vale a pena se desgastar com pequenas coisas, pois na sequência estaremos todos com destino sacramentado, invariavelmente. Perder tempo com bobeira é só isso, perder tempo.
Que o amor seja respeitado, que nossos sentimentos não sejam em vão, que sejamos mais práticos que teóricos, mais fáceis do que difíceis e que possamos ser felizes, o que significa apenas o conforto de estar onde se está, de ser o que se é, e de não ter medo porque o medo infecciona a mente.
Que o nosso Deus não nos condene, não nos exija penitência e seja um amigo para todas as horas.
A vida é um presente e saber viver é a melhor forma de agradecer....Aliás a única!



ROSANE

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

ACABOU

GRAÇAS A DEUS... CHEGA AO FIM AS INTERMINÁVEIS RODADAS FUTEBOLÍSTICAS DO ANO DE 2015......UFA!!!



Quem já não ouviu a célebre frase: "Só assisto jogo de FUTEBOL em época de COPA DO MUNDO"? ......Eu confesso aqui que sou dessas, só acompanho mesmo partida de futebol na copa, portanto de quatro em quatro anos eu me torno estranhamente uma torcedora fanática do dia pra noite. Na verdade, não tenho nada contra o futebol, mas esse negócio , de disputas sem fim, no decorrer de um ano inteiro, irrita qualquer cristã. Aquilo hipnotiza o pessoal nas tardes de domingo ou nos sábados e quartas a noite na tv aberta, e todos os dias e horas da semana possíveis e imagináveis e com direito a reprise, na tv fechada.
Pensa.... acabou os campeonatos todos ! E agora? Agora ficou uma espécie de vazio existencial na alma desse pessoal, não há outra expressão para definir o sentimento que fica no peito desses torcedores após acabar todas as rodadas, de todos os times, de todos os meses, de todas as semanas e dias do ano. Não há mais jogos, nem jogadores, não há mais festejos, nem esperança, tudo se foi. Agora só resta a eles esperar pacientemente começar tudo de novo em 2015. E a mim comemorar a valer esse almejado recesso futebolístico de fim de ano! UHUHHHH!




ROSANE

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O RELÓGIO NÃO PARA SEU TIC-TAC

O TEMPO TÁ VOANDO


Que o tempo está passando muito rápido, ninguém tem dúvidas. Parece que o sistema solar, ou o que quer que seja, tomou um energético e tá voando baixo. Ligaram a gente no 220 e não tiraram mais. Se é só impressão ou se realmente faz algum sentido científico, não sei falar, e isso também não é a questão principal. O problema é que vivemos os dias pensando no fim de semana, pra descansar, e acabamos cansando mais, independente do que fazemos. "Vivemos esperando dias melhores". Vivemos esperando. Ou esperamos vivendo? Mas esperamos o quê? O que tanto buscamos e por que queremos tanto que esse tempo passe? Se queremos que as férias ou o feriado chegue logo, quando ele chega, já pensamos no que vamos querer depois. Quando chega domingo, o que mais queremos é que chegue a sexta-feira de novo. Parece que a semana já começa em contagem regressiva. E assim a vida passa, os anos se vão, todo mundo envelhece, tudo vai virando lembrança. Pensando assim, não sei aonde queremos chegar.
Mas e como "parar o tempo"? Como parar de querer que o tempo passe?  Eu sou dessas que sofre por antecedência quando chega o domingo, só porque amanhã é segunda. O domingo sempre foi um dia que tinha tudo pra ser bom mas não pode ser tão bom assim, porque amanhã é segunda-feira. Mesmo que minha segunda não seja tão ruim assim, mas é segunda. E, logo de manhã, já queremos o fim do dia. Nesse negócio tudo passa tão rápido que não conseguimos sentir. E se bobear passamos batido pelo detalhes da vida. Querendo e não vivendo. Se pararmos pra pensar nessa questão do tempo, dá uma pirada, porque não dá pra pular etapas nem os dias, mas as vezes é isso que a gente quer e continua tentando. Sendo que, ao mesmo tempo, queremos mais, e principalmente  que o bom dure mais. Mas, se queremos que os dias passem rápido, automaticamente os dias melhores também vão passar. E os piores parecem durar. 
Tudo na nossa cabeça? Talvez. Certamente, só podemos afirmar que o relógio não para com seu tic-tac, e é o que temos que aceitar. Se é bom, se é ruim, se vai chegar rápido e vai passar, só resta à nós saber aproveitar. Cada segundo. Cada começo e cada fim. Tudo em sua hora certa. Sem perdas de tempo!

ROSANE

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

SONHO DE CONSUMO

"As mulheres não são mais para amar; nem para casar. São para ver".



Em nome da forma perfeita ou em busca do novo padrão estético das mulheres “bomba”, vale tudo... e tem gente sofrendo danos irreversíveis por conta disso.
Parece que quanto mais a mulherada se diz livre, mais aprisionada ela está na senzala sem grades. Antigamente cada mulher com seu biotipo, hoje parecem feitas em série. Mesma roupa, mesmo cabelo, mesmas atitudes. Uma linha de produção de bonecas de vitrine de shopping center, cheia de formas e aparatos por fora, mas que parecem estarem ocas e vazias por dentro. Tem bonecas Barbie do tipo tupiniquim, mulheres-monstros, mulheres-plásticas, todas construídas para se ver.
É verdade que o conceito de beleza mudou e vai continuar mudando, como tudo nesse mundo, mas fico com a melhor beleza que é aquela natural, autêntica e que busca antes de tudo a VALORIZAÇÃO PESSOAL.
Diria a cada menina.....não caia em armadilha! Cuide e curta o seu corpo, de acordo com sua idade. Corpo esculpido por Deus e bonito por natureza!
Como poeta que era, quero supor que quando Vinícius dizia: "... que me desculpem as feias, mas beleza é fundamental", ele não estava sendo radical ou maldoso, estava tentando expor exatamente esse conceito de beleza. A beleza das cheias de si, claro, no bom sentido!



ROSANE

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

RENDENDO HOMENAGEM AO PRIMOGÊNITO

É flagrante a emoção que a gente sente ao ver um filho se formar. Cumprir do começo ao fim uma etapa com êxito, dessa vez, já por méritos próprios.


ERA UMA VEZ...     

......... Quando vemos um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora. Mas sabemos que ele está ali em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, ao destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos. Dependendo do que a força da natureza lhe reserva, poderá ter que desviar da rota, traçar outros caminhos ou até mesmo procurar outros portos. E certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido. E haverá muita gente no porto, feliz à sua espera. Assim são os filhos. Primeiramente eles têm nos pais o seu porto seguro e em seguida na escola, até que se tornem independentes. Por mais segurança que possam sentir junto aos seus pais, eles nasceram para seguir pelos mares da vida, correr seus próprios riscos e viver suas próprias aventuras. É certo que levarão consigo os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e todos os conhecimentos da escola, mas a principal provisão, além das materiais, estará no interior de cada um: a capacidade de ser feliz. Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém. O lugar mais seguro que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali. Os pais também pensam que são o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar adentro. Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas devemos estar conscientes de que na bagagem eles devem levar valores herdados como: humildade, humanidade, honestidade, disciplina, gratidão e generosidade. Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar Cidadãos do Mundo. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles. A felicidade consiste em ter um ideal a buscar e ter a certeza de estar dando passos firmes no caminho da busca. Os pais não devem seguir os passos dos filhos e eles também não devem descansar no que os pais conquistaram. Os filhos devem seguir de onde seus pais chegaram, de seu porto, e como os navios, partirem para suas próprias conquistas e aventuras. Mas, para isso, precisam ser preparados e amados. E para finalizar, gostaria somente de dizer que é difícil soltar as amarras dos nossos navios. E vocês, nossos navios, sempre estarão ancorados em nossos corações! 

"AOS FILHOS"



ROSANE

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ESPORTE ESPETACULAR

A ALEGRIA DO ESFORÇO



Como praticante esportiva que sou (gosto muito), não poderia deixar de falar aqui sobre isso. Muitas pessoas talvez não entendam o gosto de alguns pela atividade física, não entendem que raio de negócio é esse de gostar de se exercitar.
Falar, sem medo de errar, que são infinitos os benefícios da prática esportiva, isso vocês já estão cansados de saber.... gostaria de ir além! No meu caso, a pergunta que não quer calar é…por que a gente fica sempre correndo por aí? Tem sempre alguém meio sem entender que tanto você corre. Saúde, bem estar, corpo… Isso é consequência, mas não é só isso. Correr ou praticar quaisquer atividade física transpassa esse negócio óbvio, é uma coisa sua, de cada um que pratica. Você tá ali usando a máquina, vendo até onde o seu corpo vai, sentindo seu coração, seus músculos, seus movimentos. No caso da corrida, você sente o vento na sua cara, vê as coisas ao redor e até se pega meditando, conversando altos papo com você mesmo… quando vai a alguma prova é bom estar no meio daquelas pessoas, seguir um circuito, chegar no final, tentar alcançar seu objetivo, ver as pessoas correndo, tentar alcançar alguém, tentar correr no mesmo ritmo de outra pessoa e no final depois da linha de chegada sempre alguém pergunta como foi a sua corrida e independente do que você disser vai te dar os parabéns, por correr, por estar ali. É um ambiente legal!. Tudo isso move o esportista que você descobriu depois que entrou nesse circuito …é um negócio profundo!!!

ROSANE 

Amigos....aí vai uma musiquinha das antiga pra motivar! Vamos?..... Bons treinos!!!!

https://www.youtube.com/watch?v=r7oAAUsKssE