EVOLUINDO EM MARCHA RÉ
Estamos sempre em meio a um turbilhão de escândalos públicos, o que tem sido uma situação constante desde sempre. Como no dito popular vivemos na “casa da mãe Joana”.
Sem querer exagerar, se você procurar na bíblia já tem lá considerações acerca deste mal humano. Há uns TRÊS mil e quinhentos anos, se não me engano, a Lei de Moisés condenou o suborno. No decorrer dos séculos, desde então, têm proliferado leis contra a corrupção. Mas a legislação não tem conseguido refrear a corrupção. Milhões de subornos trocam de mãos todos os dias, e bilhões de pessoas sofrem as consequências disso.
Confabulando.....Por que preferem algumas pessoas serem corruptas em vez de honestas? No caso dos que têm esse perfil, ser corruptas pode ser o modo mais fácil, ou mesmo o único modo, de conseguirem o que querem. Às vezes, um suborno pode ser o meio conveniente de evitar uma punição. Ao passo que a corrupção aumenta vertiginosamente, ela se torna cada vez mais aceitável, até chega a parecer um modo de vida .
A corrupção tem ficado tão generalizada e tão sofisticada, que ameaça minar a própria estrutura da sociedade. Quando se suborna a pessoa certa, consegue-se passar em exames, obter carteira de motorista, fechar um contrato ou ganhar uma causa jurídica...Oh que perigo!
A mesma corrupção, já institucionalizada, também aparece sutilmente nas relações, como por exemplo, naquele tal jeitinho brasileiro da "camaradagem"; em casa, naqueles "acertos" prévios, quando os pais presenteiam os filhos se tirarem notas altas.... ; a famosa Lei de Gerson ("Porque importante é levar vantagem em tudo".....lembram?) e por aí vai...
Na minha visão a corrupção estaria bem mais próxima dos transtornos morais, como a personalidade sociopática, por exemplo. Uma pessoa corrupta rouba de pessoas que precisam muito, têm uma ambição sem limite, são indiferentes ao sofrimento que estão causando ao outro, são extremamente egocêntricas e não sentem culpa alguma. E é um pouco forçado, para mim, acreditar que essa pessoa é saudável, pois isso tudo me parece um tanto fora do normal. Pensando assim, na minha humilde opinião, duas forças poderosas agem no caráter dos corruptos: o egoísmo e a ganância. Por causa do egoísmo, os corruptos fecham os olhos ao sofrimento que sua corrupção causa a outros, e eles justificam o suborno simplesmente porque tiram proveito dele. Quanto mais benefícios materiais derivam, tanto mais gananciosos se tornam esses praticantes da corrupção. Admite-se que a ganância pode ser boa para ganhar dinheiro, mas quem a tem normalmente fecha os olhos à corrupção e à ilegalidade. Isso tudo me parece ser a engrenagem dessa perversão.
Tudo operando pra acabar com sossego e a ordem geral dessa nação.
Amigos, tenho a dizer....... é sinistro!
ROSANE
Nenhum comentário:
Postar um comentário