sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

RECEITA DE ANO NOVO

Então é natal e... AI MEU DEUS O QUE VOCÊ FEZ???

"Então é Natal... E o que você fez? O ano termina e nasce outra vez. Então é Natal... A festa cristã do velho e do novo, do amor como um todo. Então bom Natal e Ano Novo também. Que seja feliz quem souber o que é o bem!"........ Essa música foi composta há muito tempo por John Lennon e Yoko Ono, conhecida e cantada pelo mundo todo nesta época "mágica" em que comemoramos o Natal e o Ano Novo.
Eu posso responder o que você faz em todos os Natais, com poucas probabilidades de erro. Você enfeitou a casa com motivos temáticos, enviou felicitações de Natal para os mais distantes, com certa alegria, porque de maneira rápida cumpriu-se o protocolo, comprou presentes para os membros da família mais próximos, e também comprou todos os ingredientes da lista para a ceia, além de uvas, panetones, tender, nozes e afins. Comprou também refrigerantes, vinhos, champagne, e cervejas. E mais alguma coisa que sempre é acrescentado ao final da lista. Fora toda essa praxe, estando muito próximo, agora, das festas, as campanhas, propagandas e músicas nos remetem a reflexões sobre ser melhor com nós mesmos e com os outros. Reforçam que sempre podemos ser melhores... melhores no amor, melhores em tudo!
Então nossa pergunta deve ser: O que fizemos? O que estamos fazendo para ser da melhor maneira possível? Será que já começamos nossa reforma íntima? Será que já entendemos e aceitamos que a vida que realmente a gente quer viver só existe nos nossos sonhos? Será que aprendemos o desapego? Não apenas o desapego material, mas dos nossos vícios cotidianos como orgulho, vaidade, ambição desmedida, prepotência...e tantos outros ainda . Vale uma reflexão!
....Ano Novo e vida velha não, né pessoal! Começar o ano novo com a mesma correria do ano anterior e entregar-se à mesma rotina estafante do dia-a-dia, tendo em mente as mesmas promessas da passagem de ano de sempre, sem tomar controle da situação... não dá! Sou fã e concordo com o verso do poeta Carlos Drummond de Andrade intitulado Receita de Ano Novo que diz “Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”. Drummond tem muita razão: despertar o ano novo que cochila em você é o pulo do gato, mesmo porque não podemos permanecer em sono profundo ad aeternum pela vida, ano após ano..... isso é suicídio. 
Boas festas e boas férias!


ROSANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário