O SURTO É PROPORCIONAL AO TAMANHO DA IDEIA DE QUE... ISSO NUNCA VAI ACONTECER CONOSCO
Ninguém está preparado pra nenhum tipo de traição e corremos o risco de sofrer desnecessariamente, mas a verdade é que já sofremos desnecessariamente ao encarar a traição como um problema quase intransponível.
A experiência de ser traída me parece basicamente uma variação da morte. No trabalho ou em um casamento, as relações movimentam nossa energia, sustentam nossa identidade, conferem sentido ao mundo, criam felicidade. Sempre que essa experiência positiva é interrompida, sofremos, perdemos energia, sentido, identidade. Como se o Sol apagasse.
Em uma traição, as pessoas não sofrem porque perdem a mulher, um amigo ou o marido, mas porque se perdem. Pois o excessivo cuidado em sustentar a relação, tem a ver com um apego, um medo, uma insegurança que às vezes é chamada de amor.
Se você não apostar quase todas as suas fichas de felicidade nos relacionamentos (amoroso ou de amizade), não sofrerá tanto com a traição. Tendemos a apostar tudo que temos nele, colocamos toda a nossa energia para fazê-lo florescer. O problema é que, as vezes, colocamos energia demais, idealizamos demais, projetamos nossas vontades na outra pessoa. Com isso esquecemos que ela possui vontades e desejos tão importantes quanto os nossos, e um deles pode ser decidir qualquer coisa que não nos inclua.
A questão é: se você cria (porque até então não existia) uma expectativa, condicionando sua felicidade a algo ou a alguém. Se isso acontecer as chances de sofrer muito ao tomar uma investida são maiores. Do contrário, caso se crie um relacionamento sem expectativas, ele flui com mais facilidade. Você compreende melhor quem está a sua frente, aceita melhor o que ele/ela faz e, então, deixa-o(a) manifestar 100% de si próprio(a). De quebra, você irá manifestar 100% de si também.
Resumindo traição não é uma questão pra se discutir entre certo ou errado. Normal ou anormal. É simplesmente questão de respeito entre as partes. Se você diminuir as expectativas, respeitar as experiências que as pessoas desejam viver, e exigir respeito pelas suas abertamente. Sem forçar, sem obrigar, sem criar expectativas, um verá o outro claramente, com sinceridade e respeito. Tudo tem mais chance de caminhar bem dessa forma. Seja qual for o caminho.
Pensar na traição refina a base pela qual nos relacionamos, assim como lembrar da nossa morte refina a nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário