terça-feira, 11 de abril de 2017

QUANDO FALTA TEMPO SUFICIENTE PARA FAZER TUDO

MAIS COISAS PARA FAZER DO QUE TEMPO PARA REALIZAR



Eu tenho um sonho – e talvez você tenha também – de um dia ter tempo o suficiente pra fazer tudo. De alguma forma, sempre parece que estou num período de tempo apertado do ano, ou da minha vida.
O estado de ter tempo o bastante parece algo tangível, mas parece que nunca o alcançamos. Quando terminarmos esse projeto, quando o Natal passar, quando a mudança acabar, aí então terei tempo suficiente para fazer tudo. Mas agora, não.
Consigo fazer um número razoável de coisas, mas algo sempre é deixado para trás.
O esquivo conceito de “tempo o suficiente” é possível. Só precisamos de mais tempo no cálculo, ou menos atividades consumindo-o todo.
Mesmo que tenhamos bastante controle sobre o que pretendemos fazer com nosso tempo, estranhamente nunca há o suficiente. Como conseguimos bagunçar tanto essa equação? Alguém de vocês acredita que tem tempo o suficiente?
O mundo moderno, nos obriga a ser multifuncionais, a saber de tudo um pouco, a querer aprender tudo, a buscar a todo momento bens materiais, de consumo e isso tudo requer tempo, dinheiro, um governo sanguessuga de impostos nos obriga a trabalhar mais e mais para basicamente pagar as contas, tudo é pago desde a casa própria, carro, internet, TV a cabo, telefone, escola dos filhos, plano de saúde....ufa...e por ai vai....haja dinheiro para tantos compromissos,
Eu realmente acredito que viver com “tempo o suficiente” é possível, mas para que esse processo de poda seja efetivo, ele precisa ser rigoroso.
A matemática envolvida cria um dilema existencial sério. Quando há 10 mil maneiras de se passar o tempo, ter tempo o suficiente significa dizer não para a grande maioria das coisas que você se imaginou fazendo um dia. E isso significa nunca se tornar a maioria das pessoas que você imaginou ser.
É um pensamento assustador, toda essa renúncia que deve acontecer. Mas ela deve acontecer conscientemente, e se não acabarmos logo isso, aí nunca haverá tempo o suficiente mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário