sábado, 28 de fevereiro de 2015

SOBRE RODAS - VOLTANDO NO TEMPO

IDEIA FIXA
Já há algum tempo eu estava com a ideia fixa de comprar um patins. Aí esse ano pedi e ganhei da minha mãe esse presente de aniversário que fez parte da minha infância e adolescência e que eu simplesmente amava. Comprei o brinquedo e sem aquele kit segurança, porque meu equilíbrio e agilidade de uns anos atrás estão perfeitos! Quando se aprende a andar de bicicleta a gente nunca esquece, e essa teoria, no meu caso, também é aplicada aos patins. Pra quem não sabe sou uma jovem do século passado, 4 ponto 6. E não sei porque mas sou nostálgica e talvez por isso não tive condições de aderir aos patins modernos com aquelas rodinhas finas, fixadas em linha. Não abri mão de caçar alguém pela internet que vendesse as botas de rodas largas e paralelas dos anos 80, não quis revolucionar o meu jeito de patinar de jeito nenhum.
Tenho pra mim que temos formas de expressão pessoal que são muito particulares, mas percebo que as pessoas têm simplificado suas personalidades, seguindo sempre o modismo.
Acho que estamos cada vez mais influenciáveis, mas a vontade de voar sobrevive e é presente nos sonhos de todos nós humanos. E você? Como foge da rotina? Como descarrega todo essa energia que a vida moderna acumula, presa dentro de você?
Como correr e pedalar, o maior benefício que andar de patins pode me oferecer é a diversão e a sensação boa que ele me proporciona. Patinar é alegrar-se ao ar livre, sensação de bem estar e juventude. Lembra brincadeira de criança e virou a alternativa de curtição da minha hora!


ROSANE

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

DITADURA DA BELEZA * MODO:CABELO

ESTILO PÉ NA AFRICA!

Resultado de imagem para CABELO PE NA AFRICA DESENHO

O seu corpo conta a sua história. Cada arranhão, tatuagem, cicatriz ou cabelos grisalhos. Falando em cabelos…
O meu cabelo está longe de ser aquele das propagandas de produtos de beleza, não posso negar que acho incômodo andar por aí usando o cabelo como vim ao mundo. Eu tinha cabelos longos e cheios de ondas, nem ligava. Até que fui mudando absurdamente o que pensava até então de meus cabelos, quando acreditei que um liso é tão mais lindo que aquele cacho que vivia enrolando nos dedos. Fui pega pela ideia de cabelos lisos porque meninas são constantemente empurradas a aceitar o liso como o ideal, um dos problemas que surgem quando você tem cabelos grandes e enrolados. Então, você realmente acredita que a beleza de cabelos lisos supera, sem chance de dúvida, qualquer beleza daqueles cabelos que desde cedo te disseram serem “rebeldes”, “indisciplinados”, necessitados de “controle” ou que simplesmente precisam serem “domados”. E você em busca de boa aceitação começa a correr atras de todas as soluções possíveis e imagináveis. 
Até que um dia você finalmente percebe que seu cabelo tá uma palha e sem vida, e que se continuar nessa bobeira vai acabar careca e ainda que essa constante tentativa de ser outra pessoa é frustrada, aí você decide jogar tudo pro alto. Você passa a dizer a si mesma, a todos os julgamentos alheios e às propagandas que tentavam ditar como você deveria parecer: “DANE-SE!”. Cabelos cacheados, crespos, ondulados ou pixaim são você, são parte dessa coisa que você chama “eu”. Cultivar seus cabelos, independentemente do tamanho, forma, cor ou volume é aceitar a sua identidade – alguém que se reconhece enquanto ser digno de beleza.
Então ame os seus cabelos!


ROSANE

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

UM TAPA NA NOSSA CARA

SUZANE VON RICHTHOFEN COMO UMA ARTISTA NA TV ...NINGUÉM MERECE!

Resultado de imagem para tapa na cara da sociedade desenho

Sinceramente, não consegui assistir a entrevista da psicopata, me embrulha o estômago olhar pra cara daquela "artista". Programas de TV não deviam dar publicidade pra esse tipo de gente. 
Gugu volta desesperado e manda uma dessas, semana que vem deve ser o maníaco do parque, em seguida o goleiro Bruno  e depois os assassinos de Daniela Perez. Daqui a pouco se empolga e volta a fazer entrevistas falsas como fez no SBT, com “mascarados membros do PCC”. 
Suzane por sua vez parecia uma artista de novela da globo, com unhas especialmente decoradas (bem meiga), bem maquiadinha e com os cabelos compridos bem tratados, fazendo caras e bocas dissimuladas próprias do estilo psicopata de ser. E como não é boba nem nada, usou a oportunidade para passar a imagem da mulher iludida por um amor. “Eu tive culpa? Eu participei? Participei. Nós três bolamos aquilo”, disse Suzane sobre a parceria com os irmãos Cravinhos.
Aff! Não dá pra aturar! Não deu pra assistir até o fim. 
Não é fácil pra nós cidadãos de bem desse planeta, saber que vivemos num país de assassinos notáveis, num lugar onde criminosos que praticam crimes bárbaros têm a chance de aparecer na TV como se fossem artistas de cinema e assim serem tratados. Onde temos um presídio especial conhecido como “o presídio dos ricos”, por receber detentos com ensino superior e ou envolvidos em casos de grande repercussão. Pra se ter uma ideia de como a coisa é absurda, o ex-médico, agora psicopata tarado Roger Abdelmassih indicou o local para onde gostaria de ir: “Vê se me deixa lá em Tremembé, a chefe lá já me conhece”. Dito e feito: logo em seguida ele foi levado para a cadeia conhecida como “o presídio dos ricos”. 
No caso de Suzane a complacência da mídia me deixa assombrada. Nesses casos a veiculação dessas figuras pelos meios de comunicação deveria ser excluída, censurada. Porque eu até entendo que o que eles querem é audiência e esse pessoal até dá o IBOPE esperado (nosso público televisivo brasileiro). Mas penso que fazer isso é banalizar o ato de assassinar os próprios pais premeditadamente, sem dó nem piedade...  como se fosse coisas da adolescência!
Essa criatura nos trará para sempre a lembrança, talvez, do mais hediondo dos crimes, que é interromper, de modo cruel e ilegítimo, a vida daqueles que lhe trouxeram à luz. E passar por cima disso, em nome seja lá do que for, é um tapa na nossa cara!


ROSANE

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

NÃO SEJA VÍTIMA DA SUA VIDA

ESTEJA  MUNIDO DE FORÇAS HUMANAS, PSÍQUICAS E ESPIRITUAIS



"Minha fé em Deus não passa pela necessidade de milagres e 
acontecimentos grandiosos. A beleza das coisas criadas me basta".
((Pe. Fábio de Melo))


Gente, é muita pedição...conseguir um emprego? Ter a graça de gerar uma vida? A conversão de uma pessoa que você tanto ama? A cura de uma doença? A reconciliação em seu matrimônio? Inúmeras são as súplicas, um sem fim de pedidos durante toda uma existência.
Agradecer pelo dom da vida pura e simples, sem pedir nada? Acho que quase ninguém tem o hábito!
Não me canso de dizer...tudo que precisamos para viver uma vida na Terra, Ele já nos deu. O Seu divino poder já conquistou tudo por nós. A Bíblia nos diz que já está tudo em nossas mãos, mas nós vamos à igreja e ficamos pedindo tudo como se não tivéssemos nada, sendo que Ele já nos deu por herança. Nós é que não fazemos a ação correspondente para tomar posse daquilo que já é nosso por direito que é viver, seja lá como for, em paz. 
Não sei se já perceberam mas nós, como seres humanos que somos, nunca estamos satisfeitos. A alegria da aquisição daquilo que desejamos ardentemente dura apenas algum tempo, logo depois precisamos de nova dose de realização de um novo pedido, e depois outro e assim vai. O pior desse processo é que a pessoa nunca se satisfaz e o vazio só aumenta, um vazio que nunca será preenchido, enquanto você precisar pedir.
Quando nos permitirmos conhecer e  aceitar a ideia que só nos resta agradecer, começamos a entrar numa dimensão sobrenatural e entendemos, finalmente, que seu divino poder já nos deu tudo do que precisamos para viver, e basta!
Gostaria de adentrar o íntimo do coração desse leitor dizendo que o jeito mais mais de ter fé é quando Jesus ganha espaço em nossa consciência, porque os valores que vêm de Deus nos propõe suportar os sofrimentos desse mundo. Ele já tinha nos avisado que as lutas eram parte da realidade humana e também ninguém nos escondeu que seria necessário a disciplina, e que nascemos de um jeito e morremos de outro e tudo mais... Tudo isso já nos foi bem esclarecido. Todos nós cristãos, deveríamos saber!
... Que em nome de Jesus possamos servi-Lo com alegria de coração sem nos importarmos com recompensas ou vantagens! Pelo amor de Deus, parem de pedir, tudo está em suas mãos e de resto seja feita a vossa vontade (de Deus) assim na terra como no céu! (o que significa abandonar-se em suas mãos - a tão falada fé) Lembram? 
AMÉM!


ROSANE

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

ENTRE O ONTEM E O AMANHÃ

VOCÊ AGE COMO SE FOSSE IMORTAL E TIVESSE TODO O TEMPO DO MUNDO. MAS O QUE VAI FAZER QUANDO FOR TARDE DEMAIS?

Resultado de imagem para tarde demais

Sei, você vê muita gente ao seu redor descontente. Você escuta gente reclamando do tédio do trabalho, das dificuldades de relacionamento, dos maus hábitos que não conseguem abandonar. Você observa amigos e colegas falando de planos e sonhos, mas fazendo muito pouco para concretizá-los, ou então lastimando a situação atual, mas fazendo quase nada para resolvê-la.
Enquanto isso, o tempo se escoa.
Você os assiste justificando a acomodação em um cotidiano que não está indo a lugar algum. E quando lhe perguntam sobre como mudar suas vidas, respondem que as coisas não são tão simples, que uma mudança depende de dinheiro, de um bom plano ou de tempo.
Conversa fiada. É bom fingir que se vai viver para sempre. Todos podem realizar a mudança que quiser, agora mesmo. E, para isso, ninguém precisa de planos, de dinheiro, de outras desculpas. O necessário é só coragem para deixar caminhos que aparentemente são o mais fácil, ou o mais cômodo, ou ainda o mais seguro.
É verdade que mudanças sempre trazem insegurança, e quando você tomar coragem para mudar, sentirá um pouco de medo em relação ao amanhã.
Mas perceba que você não está no amanhã e tampouco no ontem. Eles sequer existem. Seu passado é uma memória mais ou menos reinterpretada de fatos que já deixaram de existir. Seu futuro é apenas uma projeção de vários caminhos imaginados. Você está apenas e inteiramente aqui, neste instante.
Junto com você, estão todas as coisas no universo: tudo o que existe, apenas existe aqui, e é neste momento presente que você tem ao seu alcance tudo isso. 
Basta tomar a iniciativa, abraçando o que é bom e recusando o que amortece seus sentidos ou machuca demais. Basta dizer um sim ou impor um não.
Está duvidando? Pois então pense naquelas situações em que teve oportunidade de fazer algo mas se omitiu, ou em que percebeu ser o momento de dizer alguma coisa mas se calou, observando a oportunidade passar.
Que tal permanecer atento ao presente, sem se distrair com o futuro ou o passado, sem se ocupar com meras fantasias mentais ?!


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

ATEÍSMO X CRISTIANISMO

CRER OU NÃO CRER


A maioria das pessoas religiosas tem uma grande sabedoria: elas admitem que precisam acreditar em Deus. Faço parte desse grupo. 
Não consigo imaginar um universo sem um Deus zelando por minha alma e viver seria insuportável sem esse conforto. Também não consigo acreditar que nossa existência seja só isso, algo tão carnal, tão bobo... tem que haver algo mais.
Em outras palavras, não acredito que seres tão especias e complexos, com tantos pensamentos únicos e emoções incríveis, estejam destinado a coisa alguma.
Mesmo nesse universo tão louco, onde as pessoas más rotineiramente alcançam sucesso e riquezas, e as boas continuam chafurdando na miséria, contra toda a evidência disponível em qualquer primeira página de jornal, eu ainda assim tenho uma fé inabalável que, sim, esse universo é justo! 
Nada mais humano do que acreditar que o universo seja como queremos. Nada mais humano do que ter fé que esse universo, que manda tsunamis que matam cem mil pessoas de uma só vez, será carinhoso conosco e com as pessoas que amamos. Há de fato muitas questões intrigantes, mas que hoje já não me intrigam e muito menos abalam minha  fé.
Do outro lado, estão as pessoas descrentes. Elas se imaginam lógicas e racionais, pessoas que consideram as evidências disponíveis e tomam as únicas decisões cientificamente possíveis, sem estarem presas à fé emocional e "ilógica" das pessoas religiosas.
Para muitas delas, sua descrença é uma questão puramente científica, lógica, racional, empírica, objetiva. Não há provas diretas e observáveis da existência de Deus, logo não podemos afirmar que deus exista. Simples assim. Lógico. Racional. (E ainda fica implícito: "Olha como somos o máximo!")
Elas, provavelmente, não suportam conviver com a ideia de que sua alma viverá eternamente, em eterno prazer ou eterno sofrimento, baseado no que fez ou deixou de fazer nesses poucos anos terrenos, de acordo com critérios já definidos por um ser superior pelo qual foram criados...simplesmente não conseguem admitir essa ideia. Elas gostam de dizer: "Não estamos falando do que desejamos ou não. Simplesmente não há provas da existência de Deus. Ponto." Creio que para essa gente, ser uma pessoa descrente é uma necessidade existencial básica e profunda. 
Pensem comigo... na visão deles, no grande esquema das coisas, a ideia é mais ou menos assim: Somos todas primatas sem alma, vivendo vidas sem sentido, presas na superfície de uma bola de pedra girando em torno de si mesma e se deslocando em círculos pelo vazio do espaço, destinadas a morrer em breve, junto com todas nossas pessoas queridas, assim como nossos países, nossas culturas e nossos idiomas, que vão desaparecer também, aquecidos por um sol que logo se auto-destruirá, levando com ele tudo o que já conhecemos.
Sob essa ótica sinceramente eu creio que  para algumas pessoas é de fato muito difícil acreditar em Deus. Tão difícil como seria para mim não acreditar em Deus. Talvez elas não acreditem exatamente no que desejariam acreditar, no que é logicamente dedutível, mas nas evidências do sentido que as coisas têm pra elas, acreditam no que pode, do jeito que dá, segundo as suas limitações. 
Ainda há, entre os crentes e os descrentes aqueles que ficam em cima do muro e seguem os argumentos de Pascal (que era físico e matemático e desenvolveu um argumento especificamente para pessoas como ele, lógicas e racionais, que tinham dificuldade em se deixar levar pela fé). O argumento era o seguinte: mesmo quem não tinha fé deveria fazer a "aposta" de presumir que o Deus cristão existe e, consequentemente, de viver como se existisse. Assim, se você morrer e ele não existir, você não perdeu nada. Mas, se existir, você ganhou a salvação eterna e não o inferno. Pronto, tudo resolvido! 
Chego a pensar que os ateus não o são por ter concluído, após cuidadosa análise das evidências empíricas, que não existe base factual para sustentar a existência de Deus, ou porque são pessoas más e péssimas, mas sim  porque  só podem existir e funcionar como seres humanos em um universo sem Deus.  Suponho que seja isso que acontece com eles! 


ROSANE

domingo, 22 de fevereiro de 2015

QUEM É VOCÊ?

VOCÊ É O QUE VOCÊ FAZ ? VOCÊ É SEUS SONHOS E IDEAIS? O QUE TORNA VOCÊ REAL? COMO VOCÊ SE PERCEBE?


Resultado de imagem para quem você

Quem sou eu? como eu descreveria a Rosane?
Ao buscar o verdadeiro entendimento de quem somos, é imprescindível destruir falsas certezas. 
*Primeiro porque estas certezas são propensas a nos guiar por um caminho e evitar que aceitemos alternativas tão boas quanto, mas que nem consideramos antes. 
*Segundo porque somos muito ruins em avaliar as opções.
Para visualizar melhor... pensa: você está gordo, come mal e não se exercita. Ao invés de se exercitar e comer bem, prefere dizer que não gosta de academia e exercícios, e que comida saudável é ruim e sem graça e que não vai comer coisas que não gosta só para se enquadrar num padrão estético imposto pela sociedade.
Tudo isso seria aceitável, se você se olhasse no espelho e não sentisse vontade de ser diferente. Infelizmente, para justificar suas certezas, sua mente blinda a zona de conforto com argumentos que reforçam a posição. É muito mais fácil aceitar passivamente do que fazer algo para mudar. Ainda mais perigoso, é muito complicado fazer exercício depois de sustentar por tanto tempo que não gosta e não precisa.
Assim, pela falta de questionamento sobre nossas firmes posições, é difícil entender quem realmente somos, e por que fazemos tudo que fazemos, tornando ainda mais confusa a decisão de qual estrada devemos trilhar.
Dessa forma chegamos à nossa segunda pergunta: para onde você está indo? Por que optou por esse caminho? Nada mais comum do que encontrar pessoas e ouvir que preferiam estar fazendo outra coisa, ou notar que você  faz na sua vida exatamente isso, escolhas que optou em viver e nem sabe o porquê.
Dentro disso aí, você realmente sabe o motivo de estar onde está? Já parou para pensar qual seria a outra opção? Se pudesse, com um passe de mágica aparecer numa vida completamente diferente, como seria este cenário?
É importante para nossa felicidade ser consciente e aprender a amar o que fazemos dentro daquilo que escolhemos (tudo é escolha nossa, não há outros culpados), independente de quão difícil ou desgastante determinada atividade seja. Podemos minimizar bastante nossa insatisfação diária se passarmos a controlar nosso ambiente ou se criarmos um senso próprio de realização, modificando as regras do cotidiano. 
Podemos ao mesmo tempo direcionar nossas forças, um passo de cada vez, na busca de algo que de fato nos satisfaça. Sendo importante entender quem somos e buscar entender o que realmente queremos.
Sou fascinada pela mente humana. É incrível como algo pode ser, ao mesmo tempo, seu melhor amigo e, também, o pior de seus inimigos, dependendo apenas de como você a usa ou é usada por ela.
Sempre fui uma pessoa de fortes certezas, quem me conhece sabe bem disso. É muito difícil assumir que se  está errada ou que existem caminhos melhores quando já abordamos o contexto com viés da certeza. Apenas com duro questionamento próprio e um largo leque de opções podemos entender que a resposta muitas vezes vai ser: depende.