sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

PSICOTERAPIA

SE VOCÊ ESTÁ PENSANDO EM UM BATE PAPO, ESQUEÇA DISSO: A TERAPIA IRÁ ABALAR TODOS OS SEUS SENTIMENTOS.


Resultado de imagem para simbolo psicologia

Antes de mais nada é bom esclarecer que é por meio do diálogo bem direcionado embasado em técnica estruturada que o psicólogo realiza seu trabalho. Está longe de ser bate-papo, opinião, palpite ou julgamento, muito menos crítica. O psicólogo estuda por cinco anos na graduação, para depois se especializar e dominar a condução do diálogo na psicoterapia. Com conhecimento adquirido sobre o cérebro pela Neurociência, inclusive . 
É importante todo mundo saber que todo desequilíbrio, no corpo ou na mente, parte de excesso ou falta dentro de um sistema que quando saudável apesar de complexo é harmonioso. Assim como há doenças físicas que requerem vários cuidados e tratamentos, existem as doenças mentais, chamadas de transtornos mentais, que também podem ser tratadas e corrigidas resultando em uma melhor qualidade de vida. A proposta do tratamento visa uma adaptação mais adequada da pessoa com ela mesma, com o outro e no meio em que vive. Além dos transtornos mentais mais graves que incluem a “loucura”, existem desequilíbrios e limitações que afetam as pessoas, não deixando que tenham uma vida estável. Qualquer emoção frequente e em nível elevado, ou comportamento constante que traga mais tumulto do que bem-estar merece ser tratado. Isso não é loucura, são desequilíbrios que limitam as pessoas e ocasionam problemas no futuro, inclusive físicos. Pessoas assim, precisam de ajuda para conseguir equilibrar esses sentimentos. Como sabemos, o psicólogo oferece tratamento psicoterapêutico ou terapia, enquanto o psiquiatra, quando necessário, faz tratamento medicamentoso.
Tomando como exemplo uma pessoa com depressão, que está num nível que necessite de medicação, nesse caso, o remédio vai ajudar, com toda certeza, mas é importante paralelamente um tratamento psicoterápico para auxiliá-la a mudar os pensamentos limitantes, negativos, e as emoções ruins que nutrem a depressão. Com isso, a pessoa aprende novos recursos em como lidar com as limitações próprias do quadro depressivo. Quando o médico suspender a medicação e a química do corpo estiver mais equilibrada, a psicoterapia terá proporcionado mais recursos e autoconhecimento psíquico e emocional para que a pessoa desfrute de sua saúde com independência e liberdade. Comportamentos automáticos não são escolhas, são prisões, e ninguém quer viver sem decidir por si mesmo como vai levar sua vida, mas é isso que a maioria faz.
Na terapia a conversa é direcionada a encorajar a pessoa a falar da experiência e a contar os detalhes, de modo que ela tenha condições de voltar para aquele evento e a processar a memória emocional. Ouvir de você mesmo de formas diferentes a sua própria história repetidas vezes, descobrir as contradições dos seus pensamentos,  e expor os seus sentimentos a respeito dessa sua própria historia é um processo que te deixa abalado e até confuso, é uma vivência que gera uma espécie de mal estar, porém é nesse caminho que acontece a tomada de consciência. Tomar consciência, é descobrir o que você faz com a própria vida e tentar vislumbrar o motivo por trás de suas ações. Geralmente a tomada de consciência provoca descobertas revolucionárias sobre si próprio, mas depende de cada um , e de suas habilidades heroicas, levantar-se contra as coisas "horríveis" que lhe aconteceram. 
Assim, você tomará em suas mãos o caminho que quer percorrer para o resto da sua vida, escolherá como vai interpretar os acontecimentos. E você também saberá ser a única pessoa que pode construir uma descrição dos acontecimentos que faça sentido para você, fazendo escolhas que possam ajudar nas suas decisões influenciando, a seu favor, a sua história pessoal. 



ROSANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário