VOCÊ AGE COMO SE FOSSE IMORTAL E TIVESSE TODO O TEMPO DO MUNDO. MAS O QUE VAI FAZER QUANDO FOR TARDE DEMAIS?
Sei, você vê muita gente ao seu redor descontente. Você escuta gente reclamando do tédio do trabalho, das dificuldades de relacionamento, dos maus hábitos que não conseguem abandonar. Você observa amigos e colegas falando de planos e sonhos, mas fazendo muito pouco para concretizá-los, ou então lastimando a situação atual, mas fazendo quase nada para resolvê-la.
Enquanto isso, o tempo se escoa.
Você os assiste justificando a acomodação em um cotidiano que não está indo a lugar algum. E quando lhe perguntam sobre como mudar suas vidas, respondem que as coisas não são tão simples, que uma mudança depende de dinheiro, de um bom plano ou de tempo.
Conversa fiada. É bom fingir que se vai viver para sempre. Todos podem realizar a mudança que quiser, agora mesmo. E, para isso, ninguém precisa de planos, de dinheiro, de outras desculpas. O necessário é só coragem para deixar caminhos que aparentemente são o mais fácil, ou o mais cômodo, ou ainda o mais seguro.
É verdade que mudanças sempre trazem insegurança, e quando você tomar coragem para mudar, sentirá um pouco de medo em relação ao amanhã.
Mas perceba que você não está no amanhã e tampouco no ontem. Eles sequer existem. Seu passado é uma memória mais ou menos reinterpretada de fatos que já deixaram de existir. Seu futuro é apenas uma projeção de vários caminhos imaginados. Você está apenas e inteiramente aqui, neste instante.
Junto com você, estão todas as coisas no universo: tudo o que existe, apenas existe aqui, e é neste momento presente que você tem ao seu alcance tudo isso.
Basta tomar a iniciativa, abraçando o que é bom e recusando o que amortece seus sentidos ou machuca demais. Basta dizer um sim ou impor um não.
Está duvidando? Pois então pense naquelas situações em que teve oportunidade de fazer algo mas se omitiu, ou em que percebeu ser o momento de dizer alguma coisa mas se calou, observando a oportunidade passar.
Que tal permanecer atento ao presente, sem se distrair com o futuro ou o passado, sem se ocupar com meras fantasias mentais ?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário